sábado, março 31, 2007

QUEM FALOU EM "COMUNIDADE"?

VILA DE REI SAI
DA COMUNIDADE URBANA DO MÉDIO TEJO

Neste sábado, a Assembleia da Comunidade Urbana do Médio Tejo (ComUrb) aceitou por unanimidade a desvinculação do município de Vila de Rei.
O abandono foi decidido pelos orgãos autárquicos daquele concelho da zona do pinhal, devido ao que consideram ser "escassos benefícios da integração" do município na ComUrb do Médio Tejo.Segundo também informaram, a saída da ComUrb do Médio Tejo poderá significar um maior afluxo de financiamentos comunitários para o concelho.
De acordo com a Lei, pelo facto de sair antes de cinco anos passados sobre a data da adesão, Vila de Rei não recuperará qualquer verba investida já na Comunidade.

ATITUDE COM PRECEDENTES
António Paiva, presidente da Junta da Comunidade, revelou à Assembleia que, anteriormente, a adesão de Vila de Rei à ComUrb lhe havia merecido algumas reservas. É que, segundo disse, já com a anterior Associação de Municípios este concelho tinha entrado e saído logo a seguir, depois de conseguir um ou outro objectivo de curto prazo.
No debate que se seguiu, Carlos Matias, deputado bloquista na Assembleia da ComUrb afirmou a maneira como são formados os orgãos da Comunidade --- não eleitos directamente pelos cidadãos --- só favorece atitudes centrífugas como esta, sobretudo quando (como parece ser o caso) prevalece uma visão paroquial e de curto prazo, a contar o "deve e o haver" dos "tostões e dos milhões" dos financiamentos comunitários.

Sem comentários: