sexta-feira, março 16, 2007

"POUPAR" É A PALAVRA DE ORDEM DA CP

COMBOIOS DE TOMAR E DA BEIRA BAIXA SEGUIRÃO JUNTOS PARA LISBOA
No sentido de pagar menos taxa de uso (portagem) à Refer, a CP decidiu começar a juntar num único comboio as composições para Lisboa provindas de Tomar e da Beira Baixa.
A medida anunciada pelo novo programa CP Mais e hoje divulgada na secção de Economia do Público ainda não tem data indicada para o seu arranque.
A capacidade de transporte do Entroncamento para Lisboa mantém-se, como é óbvio, pois as carruagens serão as mesmas.
Mas, seguindo as carruagens juntas num único comboio, os passageiros com origem no Entroncamento e estações seguintes passarão a dispôr de uma única opção horária, em vez de duas. Ou seja, a oferta de comboio entre Lisboa e Entroncamento é reduzida, dificultando as deslocações de passageiros entre a capital e a nossa cidade.
MENOS COMBOIOS REGIONAIS, INTERCIDADES MAIS CAROS
Reduzindo o número de comboios regionais é muito provável que os passageiros procurem mais os intercidades.Ora, para esses, o programa CP Mais não poderia ter nome mais apropriado. Já anuncia que os preços dos Intercidades vão ser Mais... caros, por forma a que estas circulações comecem a dar lucro já dentro de 3 anos.
Esta política, praticada pelo operador público do serviço ferroviário, tem alguma coisa a ver com serviço público e a promoção do serviço ferroviário? Não tem nada a ver, obviamente.
O Entroncamento e a região ganham alguma coisa com estas decisões? Nada, pelo contrário, só prejudicam quem precisa de utilizar regularmente o comboio.
Estas orientações vêm de um governo "socialista". Com políticas destas não admira que Marques Mendes ande sem discurso.

Sem comentários: