quinta-feira, março 15, 2007

CONSUMIDORES VÃO DEIXAR DE PAGAR O ALUGUER DOS CONTADORES

E AGORA?
IRÁ A CÂMARA AUMENTAR OUTRA VEZ O PREÇO DA ÁGUA?

O Parlamento aprovou, nesta quinta-feira, um Projecto de Lei do Partido Socialista que, entre outros pontos, obriga a que os consumidores deixem de pagar o aluguer de contadores de água, electricidade, gás, etc.
Trata-se de um projecto que, genericamente, defende os consumidores, pelo que, apesar de algumas discordâncias pontuais, o Bloco de Esquerda também votou favoravelmente.
Ora acontece que a estrutura de financiamento do fornecimento de água por parte das Câmaras ou Serviços Municipalizados prevê a receita do aluguer dos contadores.

No caso concreto do Entroncamento, as receitas obtidas no fornecimento de água aos pequenos consumidores dependem desse item, entre 15 a 3o% (depende do consumo).
Em Novembro do ano passado, a maioria absoluta do PSD na Câmar decidiu de forma socialmente injusta, adoptar os custos reais do fornecimento(ou muito próximos), provocando enormes aumentos de preços da água, denunciados e combatidos pelo Bloco de Esquerda.
Dissemos, na altura, que esses aumentos brutais não seriam necessários. Já então, escondiam a incapacidade para modernizar a rede, mantendo-se um enorme volume de perdas, e tapavam opções políticas erradas, como a adesão às Águas do Centro.

Porém, na lógica estrita do PSD local --- e só nessa! ---, no futuro, já sem as receitas dos contadores, a única forma de manter as receitas previstas será subir o preço do metro cúbico da água.

Sem comentários: