domingo, março 25, 2007

A "OBJECTIVIDADE" DELES

JORNALISMO "TRAVESTI"
O matutino Público gaba-se da sua isenção, rigor e objectividade. Talvez possua todos estes atributos. Porém, o modo como aborda as notícias do BE sugere que o jornal às vezes anda "travestido". Este domingo, por exemplo, mais parece fazer parte da oposição aos autarcas eleitos pelo Bloco de Esquerda, nas autarquias de Salvaterra.
Basta olhar e ver uma notícia, na edição deste domingo.
Os autarcas eleitos pelo Bloco fizeram um jantar com cerca de 500 pessoas, com intervenções políticas de Ana Cristina Ribeiro, a Presidente da Câmara, Pedro Chói e Francisco Louçã (ver post acima).
Com qualquer outro partido em qualquer outra parte do país, tratar-se-ia de uma significativa iniciativa política. No entanto, para o jornal Público, tal apenas justificou umas linhas de rodapé, e apenas porque (coincidência...) até ocorreu no dia em que a CDU de Salvaterra fez sair mais um papel a atacar os eleitos pelo Bloco --- isso sim, verdadeiramente interessante para o jornal de Belmiro de Azevedo, a ponto de até lhe dedicar a cabeça da notícia e o título da peça.
Assim se faz luta política --- que, como é óbvio, o jornal tem todo o direito de fazer.
Escusa é de encher a boca com a sua pretensa "independência". Sobre tal ponto, a notícia deste domingo deixa-nos esclarecidos.

Sem comentários: