segunda-feira, março 05, 2007

COORDENADORA DISTRITAL DO BLOCO REUNIU NESTE DOMINGO

O BLOCO GANHOU. O CONSERVADORISMO PERDEU

A Coordenadora Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda analisou os resultados em Santarém, no referendo à despenalização do aborto --- uns claros e expressivos, 65% de “Sim” dos votos expressos. De salientar a alteração do sentido de voto relativamente a 1998 dos Concelhos de Tomar, Mação e Sardoal, um sinal muito positivo no sentido do progresso e dos direitos das mulheres.
Concluímos ter sido acertada a posição do BE, ao bater-se desde o início pelo referendo, confiando na votação directa do eleitorado. O BE sai vitorioso desta batalha. O conservadorismo saiu derrotado.
A campanha muito ampla, com muitos activistas de diversos quadrantes políticos e protagonistas vários foi acertada. Muito justamente, concentrou-se no essencial: a despenalização da mulher que aborta a seu pedido, até às dez semanas.

NÃO À REDUÇÃO DA OFERTA DE SERVIÇOS
A requalificação das urgências hospitalares têm tido uma visibilidade notória devido ás propostas do Governo do PS que insiste em atacar os serviços públicos e diminuir os direitos das pessoas. O recuo que se verifica actualmente é fruto das lutas das populações.
No distrito de Santarém e, em particular, no Médio Tejo, o BE tem vindo a acompanhar de perto a situação. Considera importante a população e os autarcas manterem-se atentos e exigirem uma solução equilibrada de prestação de serviços entre os três hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo.


A Coordenadora Distrital do BE saúda os muitos milhares de trabalhadores e as trabalhadoras que, na passada 6ª-Feira, se manifestaram em Lisboa contra as políticas do Governo e em defesa dos seus direitos.
Congratula-se ainda com as recentes decisões das Câmaras Municipais de Salvaterra de Magos e de Rio Maior, ao considerarem os seus concelhos como áreas livres de transgénicos.

EM RISCO POSTOS DE TRABALHO NA FILEIRA AGRO-INDUSTRIAL
Por outro lado, manifesta a sua preocupação pela alteração na política agrícola da UE, relativa aos subsídios à produção, nomeadamente do tomate. Está ameaçada a actividade económica da agro-indústria, podendo vir a perder o seu trabalho alguns milhares de trabalhadores na nossa região.

A Coordenadora Distrital de Santarém tomou ainda algumas decisões de carácter interno, nomeadamente o reforço do seu acompanhamento de áreas como o ensino e o ambiente, bem como o seu empenhamento na campanha nacional de adesões ao partido.

Sem comentários: