sexta-feira, março 16, 2007

NÚMEROS DO EUROSTAT SOBRE A EUROPA REVELAM

OPERÁRIOS PORTUGUESES FORAM OS QUE MENOS VIRAM AUMENTADOS OS SALÁRIOS, EM 2006

A variação para os custos laborais na idústria foram, em Portugal, de apenas 0,9%, o valor mais baixo da zona euro, cuja média foi de 2,8%.
Considerando todos os sectores, também os aumentos dos encargos globais das empresas com mão-de-obra foram dos mais baixos de todos países analisados. Cresceram, em 2006, apenas 1,9% --- muito abaixo dos 2,9% da média dos países da União Europeia.
Pior que Portugal só mesmo a evolução salarial na Alemanha e no Luxemburgo. No entanto, sabe-se que aí os vencimentos dos trabalhadores já são, à partida, muito maiores do que no nosso país.
Mas a pior evolução foi na Administração Pública, cujo índice específico não é incluído no índice global. Portugal foi o único país que desceu, entre os 12 países europeus com dados para este indicador. O custo do trabalho com a Administração Pública baixou 3,9% em 2006, resultado da política do governo PS. Sorte a dos europeus não ter lá chegado o furioso combate de Sócrates & Cª aos "privilegiados" funcionários públicos portugueses...

Sem comentários: