segunda-feira, junho 25, 2007

LARGO DA CÂMARA VAI SER REQUALIFICADO

OS CARROS VÃO SAIR DAQUI

A Câmara aprovou por unanimidade um projecto para a requalificação do Largo José Duarte Coelho, também conhecido por Largo da Câmara. Segundo o projecto, o largo será pavimentado com desenhos geométricos em materiais de diversas cores, com caminhos cruzados sugerindo um "entroncamento". No centro do largo será implantado um elemento lúdico hidríco e, mais lateralmente (do lado dos CTT), uma esplanada com bar. Os trabalhos previstos no caderno de encargos e projecto de execução, também aprovados, orçam cerca de 650 mil euros.
O número de lugares de estacionamento automóvel é consideravelmente reduzido, limitando-se a alguns lugares periféricos e deixando livre a placa central da praça, agora utilizada como estacionamento. Serão criadas duas zonas de estacionamento de bicicletas.

ESPAÇO LARGO, DEMOCRACIA REDUZIDA. O COSTUME
Embora seja estruturante para a cidade, este projecto foi apresentado na última sessão de câmara, sem qualquer audição preliminar dos vereadores da oposição. Estribado na sua maioria absoluta, o PSD prossegue, pois, a sua prática de desvalorizar todos os orgãos autárquicos democraticamente eleitos, fazendo vingar uma estreita estreita visão utilitarista destes orgãos. O mais elementar bom senso admitiria que seria possível incorporar sugestões e ideias de outros vereadores que até pudessem melhorar o projecto. Mas, não. Admitindo que todos os vereadores do PSD já conheciam o projecto que tinha vindo a ser cozinhado --- o que também não é líquido... --- aos restantes vereadores, do Bloco e do PS, apenas foi "concedido" o direito de dizer "sim" ou "não" ao projecto e tendo apenas dois ou três dias para o analisar.
Curiosamente, na terça-feira a seguir à última reunião da Câmara, já o projecto estava exposto aos olhos de todos, no largo das festas. Aos vereadores da oposição, eleitos por todos os municípes, havia sido dado o "privilégio" de o verem escassos dois ou três dias antes... Por pouco não iriam vê-lo depois de toda a gente! Assim trata o PSD as pessoas que tem a obrigação de lhe merecer mais respeito. Ora, já se sabe que quem não respeita...

UMA BOA IDEIA, QUE PODERIA SER MELHOR
De uma forma geral, o projecto parece-nos partir de uma boa ideia e por isso o aprovou o vereador Henrique Leal, do Bloco de Esquerda. Ainda assim, como sublinhou o vereador bloquista, há aspectos que deveriam ser melhorados. Desde logo, o largo irá ficar muito árido. A arborização deveria ser maior, assim como os espaços ajardinados, quer na zona central, quer nas perifeias, junto aos cruzamentos. Preocupa-nos a excessiva área impermeablilizada e a resolução dos graves problemas de escoamento das águas pluviais, recorrentes em toda a zona, sempre que caem chuvadas mais fortes.
Desconhecemos o destino que a maioria PSD dará às observações feitas, mas provavelmente, terão caído em "saco roto", como habitualmente.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nada de mais....
"O mais elementar bom senso admitiria que seria possível incorporar sugestões e ideias de outros vereadores que até pudessem melhorar o projecto. Mas, não...."

Claro, pois lá iri o sr. inventar uma história!!!

"...aos restantes vereadores, do Bloco e do PS, apenas foi "concedido" o direito de dizer "sim" ou "não" ao projecto.."

E já vão com sorte...pois mas tem de ser...é lei!

"...e tendo apenas dois ou três dias para o analisar."

Mas o bloco, ou melhor o iriam analisar!!

"...Assim trata o PSD as pessoas que tem a obrigação de lhe merecer mais respeito. Ora, já se sabe que quem não respeita..."

Que querem...se calhar era uma festa...para a apresentação ao "clube dos bloquistas"

Anónimo disse...

Muito bem....

Apenas estou a ver que há quem se dê ao trabalho de ver o que o bloco "esquisito" anda a fazer!!

Anónimo disse...

Cá está outra vez o tal que só vê festa sempre que alguém se propõe puxar pela cabeça.