sexta-feira, junho 01, 2007

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

APROVADA PROPOSTA DO BLOCO SOBRE
GRAVIDEZ ADOLESCENTE

O projecto de resolução do Bloco de Esquerda para a promoção de medidas de prevenção da gravidez na adolescência foi discutido esta sexta-feira no Parlamento e será aprovado pela generalidade dos partidos. Com esta iniciativa, a Assembleia propõe ao governo a realização de um retrato exaustivo do fenómeno a gravidez na adolescência em Portugal, com tratamento de dados ao nível concelhio, que proporcione um real diagnostico da situação.
A deputada Helena Pinto (na foto) considerou esta aprovação como um "aviso sério" ao governo no que respeita ao "défice de educação sexual nas escolas e ao défice de políticas de planeamento familiar" que tem vindo a seguir.
O PS discordou da realização de um estudo nacional, mas viabilizará o projecto de resolução, que também inclui a recomendação ao governo de elaborar um programa nacional sobre prevenção da gravidez na adolescência, com um serviço de atendimento a jovens em cada concelho, pelo menos.
O Bloco aproveitou a véspera do debate para questionar o governo, através de um requerimento ao ministro Correia de Campos, a propósito do falhanço das metas estabelecidas sobre o abastecimento de contraceptivos nos centros de saúde e outras falhas nos meios de planeamento familiar, confirmadas recentemente por um estudo da DECO junto dos centros de saúde, hospitais e delegações do IPJ.

Sem comentários: