quarta-feira, junho 13, 2007

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE CONFIRMA

O CENTRO DE SAÚDE DO ENTRONCAMENTO TEM
4114 UTENTES SEM MÉDICO DE FAMÍLIA

Em resposta a uma Moção aprovada na Assembleia Municipal, o director da Administração Regional de Saúde, Dr Gomes Branco, dirigiu um ofício ao Presidente daquele orgão autárquico, com vários esclarecimentos.
Para além de alguns dados --- a maior parte já conhecidos --- o Dr Gomes Branco faz algumas revelações.
Ficamos, por exemplo, a saber que além dos 10 médicos colocados no Centro de Saúde (CS), existem ainda 5 internos em formação pós-graduada. Postos assim os números, até parece que os recursos poderão ser suficientes, se não agora, talvez em breve.
O que não diz o Dr Gomes Branco é que entre os dez médicos cá colocados se inclui a própria responsável do CS, com um ficheiro de utentes consideravelmente reduzido. Nem se refere a outros clínicos com redução de ficheiro, devido ao desempenho de outras funções. Nem garante que os 5 médicos internos ficarão no Entroncamento, após a sua formação. Por enquanto, os cinco internos só consomem tempo aos formadores... médicos do nosso CS.

COMO É UTILIZADO O ATENDIMENTO COMPLEMENTAR
NO NOSSO CENTRO DE SAÚDE?
Diz também o responsável da ARS que "a fim de dar resposta aos utentes sem médico de família, o Centro de Saúde organizou um Serviço de Atendimento Complementar que funciona de 2ª a 6ª feira entre as 8h às 20 h".
Mais uma vez, até parece que assim estará resolvido o problema dos cerca de 4 mil utentes sem médico de família. De facto, essas sessenta de horas semanais de atendimento semanal até poderiam ser quase suficientes, para 4 mil utentes.
Só que essas sessenta horas semanais também são gastas a atender muitos utentes que têm médico de família, mas querem uma "urgência"... E quem, efectivamente, não tem médico de família bem sabe as dificuldades que depois encontra para aceder a uma consulta!
Em resumo, o ofício da ARS esclarece muita coisa, mas não explica o essencial: quando é que todos os utentes do CS do Entroncamento têm médico de família? Quando é que todos os utentes do CS do Entroncamento têm acesso a uma consulta em tempo razoável?
Perdeu-se uma boa ocasião para responder a estas simples perguntas...

Sem comentários: