domingo, outubro 08, 2006

A PREPARAR A PRIVATIZAÇÃO

CP VAI LICENCIAR CINCO UNIDADES DE NEGÓCIO
A CP já entregou no Instituto Nacional de Transporte Ferroviário (INTF) o pedido de licenciamento para cinco unidades de negócio do grupo: CP-Lisboa, CP-Porto, CO-Longo Curso, CP-Carga e UGF, a unidade de gestão da frota.
Desta forma, a CP estará preparada para uma eventual privatização dos sectores mais rentáveis, ou para a concessão dessas partes do negócio.

CARGORAIL NO "NEGÓCIO"
Entretanto, segundo noticia o Publico de domingo, a Cargorail -- empresa do grupo Mota-Engil -- terá sido o primeiro operador ferroviário a entregar ao INTF o pedido de licenciamento para o transporte de mercadorias.
Pires da Fonseca é o presidente da administração da nova Cargorail, sendo ao mesmo tempo quadro da Refer... mas com licença sem vencimento. Antes, já foi administrador da CP com o pelouro das mercadorias, passou pela Refer e trabalhou depois para logística do Lidl.
Agora na Cargorail, Pires de Fonseca diz que a empresa irá, inicialmente, fazer o transporte de materiais para as obras nas vias férreas. Posteriormente, pensam dedicar-se ao segmento de distribuição de automóveis, águas, leites, etc.
Prossegue, pois, a privatização da nossa economia, entregando novos sectores estratégicos do nosso país ao capital privado, ávido de novas "oportunidades" de negócio e de novas fontes geradoras de lucros.
Prossegue também a promiscuidade entre altos quadros do sector público e do sector privado. Podendo ser legal, é, no mínimo, reveladora de uma inegável falta de ética profissional.

Sem comentários: