quinta-feira, julho 06, 2006

VINTE ANOS DEPOIS, ESTÁ VIVA A MEMÓRIA DO ZECA



2007 SERÁ O ANO
JOSÉ AFONSO

Estamos a menos de um ano duma efeméride particularmente significativa. A 23 de Fevereiro de 2007 cumprir-se-ão exactamente 20 anos sobre a morte de José Afonso, uma data marcante que cumprirá assinalar com a dignidade e o relevo que a personalidade merece.

José Afonso foi músico, cantor e poeta, senhor do lirismo mais doce e capaz da palavra mais cortante. Foi professor, pedagogo, combatente pela democracia e pela liberdade, espírito crítico, rebelde e exigente, visionário de uma terra onde “ser digno” fosse conjugado no presente e no plural, companheiro e amigo dos simples e dos humildes. Fez de “terra da fraternidade” mais do que a estrofe de uma canção e a senha do 25 de Abril: fez da fraternidade uma palavra de ordem para a sua própria acção quotidiana. José Afonso foi, em suma, um português exemplar.

O seu perfil como homem transcende em muito a imagem redutora do mito. O Zeca foi uma personalidade rica e complexa, prenhe de contradições, de angústias e de sonhos – muitos sonhos.

A menos de um ano dos vinte sobre a morte de José Afonso, cremos ter chegado a hora de preparar com tempo a homenagem que ele merece, perpetuando-lhe a obra e dando-o a conhecer nas suas múltiplas facetas, sobretudo às gerações mais jovens.

O ENTRONCAMENTO ASSINALARÁ A EFEMÉRIDE
Nesse sentido, por proposta do Bloco acolhida por unanimidade, a Assembleia Municipal do Entroncamento recomendou à Câmara do Entroncamento que preparasse para o primeiro trimestre do próximo ano um ciclo de actividades de homenagem a José Afonso, procurando envolver as colectividades, as escolas e a comunidade, em geral.


Na sequência desta recomendação, a Câmara já solicitou à Assembleia Municipal que a bancada do Bloco de Esquerda concretizasse mais a recomendação, o que fizemos numa reunião já ocorrida na última Quarta-Feira, dia 12 de Julho.


Visite o site da Associação José Afonso
http://www.aja.pt/

Sem comentários: