domingo, julho 30, 2006

UMA HISTÓRIA TELÚRICA



O SOL DOS SCORTA
ROMANCE DE LAURENT GAUDÉ


Luciano Mascalzone esteve preso quinze anos e regressa agora à sua aldeia, a tórrida Montepuccio, na Puglia, região do sul de Itália. De burro, entra na aldeia, sob um sol impiedoso. Nas ruas não se vislumbra vivalma. A passos lentos, vai ao encontro de Filomena Biscotti, a mulher que deseja há muito. Porta aberta, ela deixa-se violar.
Mas, sem que Luciano dê pela troca, ela não é Filomena, mas a sua irmã Immacolata. Dessa primordial ligação fortuita, com fim trágico, nascerá Rocco.

Será o primeiro dos Scorta, cuja saga nos chega pela escrita de Laurent Gaudé.

ESCRITA SOLAR
Escrita seca e emotiva, recortando personagens fortes, sobre o fundo de uma natureza inclemente, de uma terra árida que as marca na vida e no carácter.
Por ali passam as vidas, os dramas, a solidariedade e os sonhos de cinco gerações dos Scorta, de 1870 até aos nossos dias.
Sob o sol cruel da Púglia, as personagens nunca poderiam ser a preto e branco. Pelo contrário, são contraditórias, humanas: desde os padres – próximos da dimensão terrena dos seus paroquianos e longe do universo divino – até aos últimos dos Scorta, homens generosos e bons que vivem do contrabando…E em todos há a mesma tenacidade.
“Quando há um projecto, uma ambição, há uma energia, um motor de combate, de construção. Quando nos batemos por alguma coisa, isso é do mais belo que existe na vida”, disse Laurent Gaudé, em entrevista recente. Percebe-se o sentido da afirmação, neste romance notável .

Escrita solar, para ler no Verão. Ou em qualquer outra estação.

Edições Asa, 220 páginas, €16
Prémio Goncourt 2004


Sem comentários: