terça-feira, julho 18, 2006

ROBERT CAPA


O FOTÓGRAFO DA GUERRA CIVIL DE ESPANHA


A foto do post acima capta o momento exacto em que um miliciano da República é atingido mortalmente, na guerra civil de Espanha. É um momento emblemático, retratado pela objectiva de um dos maiores repórteres fotógrafos de sempre, o húngaro-americano Robert Capa.
O mundo e a memória que dele guardamos seriam outros sem as fotografias de Robert Capa e de muitos dos seus companheiros da Agência Magnum, uma cooperativa de fotógrafos independentes de que foi fundador.


Robert Capa nasceu em Budapeste, em 1913, com o nome de André Friedman. Só aos 20 anos, já em Paris, adoptaria o pseudónimo por que se veio a imortalizar. A cobertura da Guerra Civil de Espanha (36-39) foi, aliás, o primeiro de uma longa série de grandes reportagens fotográficas, por todo o Mundo.
Capa viria a falecer relativamente jovem, em 1954, vítima de uma mina terrestre, quando estava em reportagem na Indochina, ao serviço da revista Life.

Para a posteridade, deixou imagens inesquecíveis e a memória de um fotógrafo genial, comprometido coma vida, com a humanidade e com seus dramas e conflitos.

3 comentários:

Pedro Antunes disse...

Bom texto…
A guerra civil de Espanha tem muito acontecimento interessante de serem lembrados.

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»