terça-feira, julho 25, 2006

ENTRONCAMENTO NA ROTA DA MARCHA PELO EMPREGO


12 DE SETEMBRO, TERÇA-FEIRA A "MARCHA PELO EMPREGO" PASSARÁ PELA NOSSA CIDADE


Porquê uma "Marcha pelo Emprego"?
Por cada dia que passa inscrevem-se mais 159 trabalhadores nos Centros de Emprego. Em 365 dias de Governo do Partido Socialista, mais 58 000 desempregados engrossaram a já longa lista, cifrando-se agora em 600 000 o total de pessoas que procuram emprego.
A GM na Azambuja, aqui bem perto de nós é infelizmente o espelho do que se passa no País.
A proposta do Governo Sócrates de “mobilidade” para a função pública, é o maior processo de despedimento colectivo que qualquer governo até hoje fez.
Toda a argumentação governamental assenta na ausência de alternativa, na inevitabilidade destas políticas económicas, na impotência de fazer face a uma globalização capitalista geradora de desemprego, empobrecimento da população e destruição dos deveres sociais do Estado.


A MpE VAI DIZER QUE HÁ ALTERNATIVA
Nesta marcha demonstraremos as falácias de um governo que, prosseguindo as políticas conservadoras, nos diz que precisamos de abdicar do jantar para termos direito ao almoço.
Desmontaremos a ideia da inevitabilidade do desemprego, com o seu cortejo de aceitações das falências e das deslocalizações. O capitalismo gera desemprego porque se baseia na injustiça e na violência da repartição do rendimento. Os escandalosos lucros bancários são o exemplo do parasitismo que domina o poder económico e político. E que o crescimento da economia não significa mais emprego se não houver distribuição de riqueza.

Apontaremos os nomes e a história dos que dirigem a vida económica, mostrar como enriquecem e como governam o país.
Esta iniciativa é uma acção de cidadania proposta pelo Bloco e aberta a todas as pessoas, sindicalistas ou não, membros de ONG, movimentos sociais, simples cidadãos, empregados ou não, estudantes, que queiram dar um contributo de protesto e construção de alternativa e esperança.

UMA MARCHA COM CONTEÚDO
O Bloco apresentará um programa detalhado, praticável e mobilizador. Um programa que inspire a acção social, os cadernos reivindicativos, a luta e a vida dos empregados e dos desempregados.
O Bloco apresentará propostas sobre quase toda a amplitude social do emprego, da precariedade ao trabalho por turnos, do trabalho cultural e científico à sustentabilidade da segurança social.

O Bloco demonstrará a importância e a necessidade do Estado na criação de emprego, no investimento público, nos serviços de apoio social às pessoas como as portadoras de deficiência, idosos e crianças, no combate às assimetrias regionais e ao despovoamento do interior do país que convocam melhores serviços públicos e não a destruição destes.

No dia 12 de Stembro, a MpE cumprirá a etapa Torres Novas-Entroncamento, com passagem por Riachos. Mais adiante divulgaremos o programa detalhado.
Entretanto, mantenha-se atento e prepare-se para participar... pelo emprego.

1 comentário:

Anónimo disse...

I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»