sábado, julho 01, 2006

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO ENTRONCAMENTO APROVA MOÇÃO APRESENTADA PELO BLOCO



FUTURO DO MUSEU FERROVIÁRIO EXIGE PRESERVAÇÃO IMEDIATA DE PATRIMÓNIO

A Assembleia Municipal do Entroncamento aprovou, nesta Sexta-Feira e por unanimidade, a Moção apresentada pelo Bloco e que a seguir se transcreve na íntegra.

"De há anos para cá, têm sido reiteradas as notícias, dando conta da degradação de valioso património ferroviário, quer devido ao natural efeito do abandono e do tempo, quer como resultado de roubos e de actos de vandalismo.

Estarão, pois, em risco peças de grande valor museológico, um património que é nacional mas a que esta cidade está especialmente ligada, a acolher futuramente no Museu Nacional Ferroviário, com sede no Entroncamento.

Na reunião havida entre a Comissão Permanente da Assembleia Municipal e o Sr Presidente da Fundação Ginestal Machado, Engº Carlos Frazão, ficou patente a incapacidade desta Fundação acautelar e recuperar este património, a curto prazo. Essa mesma incapacidade acaba por ser reafirmada, em recente entrevista recente do Presidente da Fundação a um matutino de referência.

Essas peças e equipamentos são propriedade da CP, da EMEF e da REFER, empresas estatais, pelo que se afigura estranho que, por um lado o Estado invista no Museu Ferroviário mas, por outro lado, assista passivamente à degradação paulatina --- e, por vezes, irreversível --- do seu património futuro.

Daí, a Assembleia Municipal do Entroncamento:

- Manifestar a sua preocupação pela contínua degradação de tão importante espólio ferroviário;

- Recomendar ao Governo, através do Ministério da Cultura, que intervenha junto da CP, da EMEF e da REFER, no sentido de rapidamente serem criadas condições para impedir a degradação, bem como garantir a segurança de todo o património referenciado com valia museológica, de forma a evitar a perda irreparável de espólio de valor único, quer ao nível nacional, quer ao nível intern
acional."

Sem comentários: