quarta-feira, julho 12, 2006

CÂMARA DE TORRES NOVAS ANDA AO MESMO:

DINHEIRO


... AS ASSOCIAÇÕES E OS CLUBES QUE PAGUEM !

Encontra-se em apreciação pública o projecto de regulamento da Alcaidaria do Castelo, local de reuniões e encontros muito utilizado pelos clubes e associações de Torres Novas. Também se encontra em análise a respectiva tabela de taxas.
A proposta apresentada é bem elucidativa da política de cultura e educação, e do entendimento sobre participação cívica, que tem o executivo camarário torrejano, presidido pelo Partido Socialista.
Face à situação financeira calamitosa (lá como cá...), pretende agora a Câmara resolvê-la à custa dos munícipes, com o aumento brutal de várias taxas, sobre vários serviços. Entre estes estão os serviços prestados na Alcaidaria do Castelo.

CÂMARA PROPÕE AUMENTOS BRUTAIS
Propõe a C. M. que as iniciativas das escolas e colectividades fora do horário normal de funcionamento, (horário normal dias úteis 9 ás 17horas) passem a pagar 30 euros mais IVA, mais encargos com pessoal decorrentes da abertura, fecho e vigilância das instalações, contra os actuais 9.98 euros.
Só o valor fixo são mais de 300% de aumento.

Propõe a C. M. de Torres Novas que bailes, festas da iniciativa das escolas e colectividades, sem utilizarem a cozinha, paguem 100 euros, mais IVA, mais encargos com pessoal, decorrentes da abertura, fecho, e vigilância, contra os actuais 9,98 euros. Só o valor fixo tem um aumento de 1000%.

Propõe a C. M. para uma situação idêntica à anterior, mas com utilização de cozinha, 200 euros, mais os outros encargos já referidos. Só os encargos fixos têm um aumento de 2000%.

Propõe ainda a C. M. que a utilização daquele espaço por entidades várias sem fins lucrativos, para reuniões, seminários, convívios, tenham um custo de 30 euros/hora, sem utilização de cozinha e com utilização de cozinha 45 euros/hora, contra os actuais 25 euros independentemente do tempo de utilização.

AUMENTOS DIFICULTAM A VIDA ASSOCIATIVA
Com esta política expressa nestas taxas a Câmara Municipal de Torres Novas diz bem que política de cultura e educação prossegue, se alguém tivesse dúvidas elas ficariam esclarecidas.
Ao invés de promover a utilização dos poucos espaços existentes e isso significa entre outras medidas a cobrança de taxas comportáveis pelas várias instituições, a Câmara Municipal prefere a todo o custo e de todas as formas, tentar resolver a dívida enorme que tem.
Para o BE o que a C. M. está a fazer é a impedir o acesso das pessoas e das instituições à Alcaidaria do Castelo.

Todas as políticas da Câmara Municipal de Torres Novas se submetem à política orçamental.
Onde é que nós já vimos isto?

Basta lembrar-nos que, este ano, no Entroncamento, pela primeira vez, os clubes e associações tiveram de pagar o aluguer das tasquinhas nas Festas da Cidade.

O Bloco de Esquerda de Torres Novas emitiu um comunicado a condenar esta orientação. Aí, o Bloco apela aos e às munícipes que se pronunciem neste período de apreciação pública, contra esta política que impede a participação cívica dos cidadãos e cidadãs.

Sem comentários: