terça-feira, julho 18, 2006

AQUI MESMO AO LADO, EM ESPANHA

GUERRA CIVIL DEFLAGROU HÁ 70 ANOS

II REPÚBLICA COMEÇOU HÁ 75

Em 18 de Julho de 1936 um grupo de militares conservadores do exército espanhol, com o apoio dos sectores mais retrógrados e da Igreja, desencadeou um golpe de estado para pôr fim à II República Espanhola, iniciada em Abril de 1931.
Durante 3 anos, entre 36 e 39, teve lugar uma luta sangrenta, entre os sectores republicanos e mais progressistas de Espanha e o poder oligárquico conservador, apoiado pelo exército e pela Igreja.
Estes anos de guerra foram por muitos considerados como o primeiro episódio da 2ª Guerra Mundial. Em Portugal, Salazar desde cedo percebera que o seu próprio poder estaria em jogo e apoiou os revoltosos por todas as formas, desde o início.
A Guerra Civil de Espanha é um episódio fundamental da história do país vizinho. É, por consequência, um acontecimento que marca a nossa própria história recente.
É, portanto, estranho que seja tão pouco conhecida e que sejam menosprezadas e apagadas as marcas que deixou na memória do nosso próprio povo.

GEMINAÇÃO COM CIDADE ESPANHOLA FOI PARA A GAVETA
Em Junho de 2002, em circunstâncias específicas que facilitaram a abordagem desta matéria, o Bloco propôs na Assembleia Municipal do Entroncamentouma recomendação para que fosse reafirmada “a cordialidade e o sentido fraternos das relações entre os povos dos dois países”.

Concretamente, o Bloco propôs e a Assembleia Municipal aprovou uma recomendação à Câmara Municipal do Entroncamento para a prospecção de contactos e de meios que permitissem o estabelecimento de um acordo de geminação com uma cidade espanhola congénere.
No fundo, a recomendação partia da visão estratégica de que também devemos (à nossa pequena escala) contribuir para o fortalecimento de laços com povos vizinhos, com quem partilhamos a fronteira e a história.

Na altura, a recomendação seguiu para a Câmara e lá estará. Na gaveta, é claro.



1 comentário:

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»