segunda-feira, julho 17, 2006

NOVO PLANO FERROVIÁRIO EM SETEMBRO

MINISTRO MÁRIO LINO ANUNCIA MAIS ENCERRAMENTOS DE LINHAS

Segundo o Ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, Mário Lino, "não vale a pena gastar dinheiro a sustentar uma coisa que é utilizada por poucas pessoas".
O Ministro parece não encarar a hipótese de levar as pessoas a utilizar a ferrovia. O planeamento global, a promoção do ordenamento do território e até o marketing ainda lá não chegaram.

O caso é ainda mais evidente porque, na altura das declarações, Mário Lino se pronunciava sobre o futuro da Linha do Tua, entre Mirandela e a foz do Tua, considerada uma das mais belas de Portugal e o Mundo. As Câmaras e a iniciativa privada que tratem disso, foi o melhor que, a propósito, os jornalistas conseguiram arrancar da brilhante e ministerial cabeça.

Curiosamente, o PNPOT (Programa Nacional para a Política de Ordenamento do Território), documento agora em debate público, prevê para a zona do Tua o desenvolvimento "do cluster do turismo, explorando as múltiplas potencialidades existentes". Prevê ainda o reforço "do sistema urbano", explícitamente incluindo aí a cidade de Mirandela. Bem prega Frei Tomás...

CONSEQUÊNCIAS PARA O ENTRONCAMENTO
Para o Entroncamento, o anúncio em Setembro do Plano Nacional Ferroviário, poderá ter consequência a dois níveis.
Por um lado, interessa saber se a ferrovia é ou não aposta estratégica para o país, com evidentes consequências nas infraestruturas locais de construção, reparação e manutenção de material ferroviário.
Por outro lado, há que saber qual o papel atribuído à estação do Entroncamento na articulação dos fluxos ferroviários, entre as diversas linhas.

1 comentário:

Anónimo disse...

I like it! Good job. Go on.
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