terça-feira, janeiro 02, 2007

AMBIENTE: OPINIÃO QE CONTA

2007 PODE SER O ANO MAIS QUENTE
- A opinião de Phil Jones

O aquecimento global e o fenómeno climatérico conhecido como "El Niño" poderão fazer de 2007 o ano mais quente de que há memória com sérias consequências para o planeta, alerta Phil Jones, considerado um dos maiores especialistas britânicos de clima.
Segundo noticiou o jornal britânico The Independent o professor Phil Jones, director da Unidade de Investigação do Clima da Universidade de East Anglia, alerta que 2007 pode ser um ano de padrões climatéricos extremos, que poderão provocar por exemplo secas na Indonésia e inundações na Califórnia.
O professor alerta que o aquecimento global, notado em situações como as secas no Corno de África ou os degelos no Árctico, pode ser agravado pela chegada do "El Niño", o fenómeno causado pela subida das temperaturas do mar no Oceano Pacífico.
Estes fenómenos combinados podem levar ao extremar das condições climatéricas no globo terrestre e fazer de 2007 um ano mais quente que 1998, o mais quente de que há conhecimento até hoje.
O professor Jones salienta que "El Niño torna o mundo ainda mais quente, agravando a tendência global de aquecimento em uma ou duas décimas de grau centígrado por década".

Sem comentários: