segunda-feira, dezembro 11, 2006

OPINIÃO QUE CONTA

IMMANUEL WALLERSTEIN NO ESQUERDA.NET

O portal Esquerda.net anunciou aos seus leitores que passará a publicar os comentários políticos do sociólogo norte-americano Immanuel Wallerstein. Um dos mais eminentes sociólogos do mundo, Wallerstein publica quinzenalmente, desde 1998, comentários políticosno site do Centro Fernand Braudelpara o Estudo de Economia Sistemas Históricos e Civilizações da Universidade Estadual de Nova York em Binghamton. Wallerstein, que dirige o Centro, autorizou o Esquerda.net a publicar os comentários regularmente.

Immanuel Wallerstein especializou-se inicialmente em assuntos da África pós-colonial, dedicando-se quase exclusivamente a este tema até o início dos anos 70. Mas a parte da sua obra que o tornou mais famoso foi O sistema mundial moderno (1990), publicada originalmente em três volumes em 1974, 1980 e 1989. Esta obra é considerada uma das dez mais importantes obras sociológicas do século XX.

Ultimamente, tem-se dedicado a defender a tese de que o poder hegemónico dos Estados Unidos conhece desde 1973 um lento mas inexorável declínio marcado por múltiplas tendências. As últimas administrações da Casa Branca, diz, procuraram apenas retardar este declínio, que se acentuou depois do enorme fracasso da invasão do Iraque.

Wallerstein é actualmente investigador sénior da Universidade de Yale, e recebeu títulos honoris causa em diversas universidades de todo o mundo. Em Junho deste ano, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra conferiu-lhe o doutoramento honoris causa. Boaventura de Sousa Santos foi o apresentante e Carlos Fortuna fez o elogio de Wallerstein.

Para ler a sua última crónica clique aqui.

Sem comentários: