quinta-feira, dezembro 14, 2006

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE Nª Sª DE FÁTIMA REUNIU

PAVIMENTOS E ILUMINAÇÃO DEFICIENTES LEVADOS PELO BLOCO À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

Reuniu nesta quarta-feita a Assembleia de Freguesia de Nª Sª de Fátima. Em agenda, entre outros pontos o Orçamento e o Plano e o Protocolo sobre a manutenção da habitação social. Mas, alguns outros problemas concretos da freguesia não ficaram à porta: foram lá levantados pelo Bloco de Esquerda.

O Bloco de Esquerda levou a esta Assembleia uma Recomendação que seria aceite. Parte-se do princípio de que a " insegurança das pessoas provém, frequentemente, de problemas que facilmente poderiam ser resolvidos. É o caso de alguns pequenos pontos negros na segurança da nossa Freguesia, a merecerem atenção.

1. Junto ao depósito da água, uma zona incompreensivelmente mal iluminada, são frequentes as visitas nocturnas de automóveis, alvoroçando toda a zona e impedindo o descanso dos residentes;

2. As antenas aí existentes não dispõem de luz de sinalização, embora até se encontrem num plano mais elevado que outras antenas da cidade, bem sinalizadas;

3. É manifestamente insuficiente a iluminação pública em grande parte da Rua Duque de Saldanha, que, além disso, evidencia um pavimento em péssimo estado
(na foto);

4. Também na Rua Irmã Alice Brás (à Rua Elias Garcia) não existe qualquer iluminação pública.

Daí que, por proposta do Bloco de Esquerda, a Assembleia de Freguesia de Nª Sª de Fátima recomendasse à Junta de Freguesia a efectivação de diligências junto das entidades competentes, para resolução dos vários problemas apontados.


UM ORÇAMENTO E PLANO COM ERROS E... MAL EXPLICADO
O Orçamento e o Plano apresentados à Assembleia pelo executivo PSD/PCP da Junta de Freguesia enfermava de alguns erros e carecia de algumas explicações.
O Presidente da assembleia de Fregusia ainda começou por tentar impedir que houvesse lugar a explicações sobre o Orçamento e o Plano, mas perante os variados protestos, contrariado lá remeteu as dúvidas para o presidente da Junta... que pouco explicou.
Entre outros pontos, não explicou por que razão num plano plurianual de investimentos só aparecia orçamentado um ano, nem explicou por que não apareciam orçamentadas verbas resultantes do protocolo a estabelecer com a Câmara.
O documento acabaria aprovado unicamente pelos partidos proponentes, PSD e PCP. O Bloco votou contra tanto erro e tanta falta de esclarecimento.
O protocolo para delegação de competências da Câmara na Frequesia, para a manutenção da habitação social foi também aprovado pela maioria PSD/PCP. Embora, em geral, concorde com a delegação de competências, perante a escassez de verbas a transferir, o Bloco absteve-se.

Sem comentários: