terça-feira, dezembro 05, 2006

BLOCO APRESENTA PROPOSTA NA CÂMARA MUNICIPAL. PSD CHUMBA-A

É PRECISO MINORAR DE IMEDIATO OS EFEITOS DAS INUNDAÇÕES

Há várias décadas que ruas (como as da foto, entre a CGD e o Infantário da CP), habitações e estabelecimentos no nosso concelho são ciclicamente inundadas pelas águas das chuvas.
Pior do que isso, a promiscuidade entre a rede de esgotos domésticos e a rede de águas pluviais tem originado com frequência a inundação de habitações, garagens e estabelecimentos com águas e imundícies.
A Câmara Municipal observa há anos esta catástrofe cíclica, respondendo às queixas dos munícipes afectados com a necessidade de realizar investimentos avultados, nomeadamente um tal e já famoso bypass, para os quais não existem os recursos necessários. Mais recentemente tem sido invocada a adesão à empresa Águas do Centro como panaceia para a resolução dos problemas como se à Câmara Municipal já não fosse cometida a responsabilidade pela resolução do problema das inundações.

Parece-nos ser tempo de, uma vez por todas, encarar resolutamente respostas para estes problemas e nesse sentido o Bloco de Esquerda propôs á Câmara Municipal


1 – Que no prazo de 30 dias os técnicos municipais apresentem ao executivo uma solução técnica que resolva o grave problema das inundações no Entroncamento.

2 – Que o Gabinete de Protecção Civil apresente igualmente, no prazo de 30 dias, um plano de emergência onde constem detalhadamente os locais (residências e comércio) cronicamente afectados pelas inundações, bem como um diagnóstico das suas causas prováveis.

3 – Que do plano de emergência referido no nº anterior conste uma estratégia de prevenção e de resposta de aplicação rápida que permita:
- obviar ou minimizar os prejuízos materiais e morais causados pelas inundações
- o contacto directo com os residentes ou proprietários
- o salvamento de haveres
- o fornecimento de alimentação ou alojamento, quando necessário.

4 – Que o plano de prevenção e resposta defina uma hierarquia de prioridades na ajuda aos munícipes com habitações inundadas, colocando em primeiro lugar as habitações de pessoas idosas e/ou com dificuldades de mobilidade.

PSD VOTA CONTRA A PROPOSTA. PS ABSTEM-SE

As razões apresentadas por Jaime Ramos para a votação do PSD foram de variada ordem:" só o bypass é que resolve o problema, que, aliás, já está a ser resolvido", "os prazos para os técnicos o presidente é que decide, não é um vereador", "a protecção civil, a que eu tenho a honra de presidir, tem boas condições para responder às emergências", a proposta" está a desfazer no que os técnicos da Cãmara fazem", etc. Para o PSD tudo corre então sobre rodas.

Quanto ao PS, pela voz de Alexandre Zagalo, declarou abster-se sobre a proposta do Bloco porque "o assunto é complexo e merece uma reflexão e propostas mais fundamentadas". O PS está, portanto, a reflectir. Aguardamos -- e aguardam as vítimas das inundações -- as propostas saídas de tanta reflexão.

Sem comentários: