quarta-feira, dezembro 20, 2006

AUMENTOS ATRÁS DE AUMENTOS

PORQUE É QUE A ELECTRICIDADE SOBE 4 VEZES MAIS QUE OS SALÁRIOS?
No dia 1 de Janeiro, a electricidade vai subir 6%. Os salários da função pública vão subir 1,5% e os do privado andarão pela mesma bitola. Quem trabalha fica a perder

Os preços da electricidade aumentam, mas não é porque a EDP ou outras empresas tenham preços demasiado baixos. Pelo contrário, são dos mais caros da Europa e já incluem o efeito das variações do petróleo. Assim, a EDP tem este ano os maiores lucros da sua história, que podem ultrapassar 2 mil milhões de euros.
Os preços aumentam porque o governo quer que os consumidores paguem o custo de novas linhas e outros custos. Assim, a Rede Eléctrica Nacional (REN) será privatizada por um preço mais alto.
E, com preços mais altos, as empresas espanholas que auerem fazer negócio em Portugal, como a Iberdrola, passam a ter mais vantagens

A PROPOSTA DO BLOCO DE ESQUERDA
O Bloco de Esquerda rejeita estes aumentos de preços e propõe esta semana no Parlamento um projecto de lei para limitar o aumento da lectricidade para os consumidores domésticos à variação da inflação.
O Bloco rejeita terminantemente a privatização da REN porque o que é de todos e para o bem estar de todos não deve ser dado a só alguns para fazerem o seu negócio.

Sem comentários: