quinta-feira, maio 10, 2007

DECIDIDO NA CÂMARA

ROTUNDAS DA CIDADE
VÃO TER NOME

Durante a discussão de uma proposta da Comissão de Toponímia, atribuindo nome a diversos arruamentos da cidade, o vereador Henrique Leal (BE) sugeriu à Câmara que se poderasse a atribuição do nome de "Rotunda das Oliveiras" à primeira rotunda, para quem entra na cidade, vindo da A23.

O topónimo sugerido advém, obviamente, das árvores características da zona e colocadas mesmo no centro da praça.
A Câmara ponderou a sugestão e decidiu ir mais longe, pedindo à Comissão de Toponímia o estudo de nomes para as diversas rotundas da cidade. Dessa forma, a Câmara assume uma questão que, de alguma forma e à falta de melhor, está a ser "resolvida" pelo hábito. Hoje, no dia a dia, já são vulgares as referências às rotundas "do Leclerc", do "Centro de Línguas", ou do "Viaduto".

2 comentários:

Reinaldo Amarante disse...

Pelos vistos no Entroncamento as coisas são assim: "à falta de melhor"... "resolve-se pelo hábito", descarta-se para a "omnipotente" Comissão de Toponímia, como se essa comissão tivesse o exclusivo do sentir e do pulsar desta imensa e heterogénea mole humana que é actualmente a nossa Cidade. Apesar da proposta de Henrique Leal ser pertinente, penso que só peca por tardia. O Povo já baptizou as rotundas há muito tempo. Pode ser uma questão de formalização, mas não creio que passe disso. Chamaram-lhe "Ponte Salazar", depois "25 de Abril", mas o Povo sempre lhe chamou "Ponte sobre o Tejo"... Quem não se lembra da "Travessa do Zé dos Fósforos", da "Penitenciária", da "Hidro", do "Bairro Novo", da "Vila Verde" e de outras designações que o Entroncamento arranjou sem precisar de comissões de toponímia? As referências "do Leclerc", do "Centro de Línguas" (que por acaso, como largo até se chama "Villier-sur-Marne"...), do "Viaduto" ou da "Aranha Morta" dificilmente sairão da boca dos habitantes desta terra.

Anónimo disse...

bom comeco