OS PRÓXIMOS 20 A 30 ANOS
VÃO SER DECISIVOS
Quatrocentos peritos mundiais de 120 países, reunidos esta sexta-feira, em Banguecoque, alertaram para o facto de as próximas décadas virem a ser decisivas para evitar o aquecimento do planeta. "Existe um potencial importante para reduzir as emissões nas próximas décadas", considerou o cientista Bet Metz.
"A mudança dos modos de vida e de comportamentos podem contribuir para a redução das emissões de gases que provocam o efeito de estufa, em todos os sectores", diz a resolução aprovada no encontro. Mas é preciso agir rapidamente, acrescentam os peritos.
Para estabilizar a poluição e conter assim a subida média da temperatura entre +2ºC e + 2,4ºC, em relação à época pré-industrial, seria necessário que estas emissões atingissem um pico em 2015 e, em seguida baixassem 50% dos níveis actuais, até 2050.
Dados como estes, que a toda a hora nos chegam, evidenciam a necessidade de tomar medidas, a todos os níveis. Entre outras acções passíveis de ser desencadeadas, as recomendações à Câmara, recentemente aprovadas pela Assembleia Municipal, são só um princípio de um caminho que tem de ser levado muito a sério, por todos nós.
Leia aqui o Relatório produzido neste enecontro internacional (em inglês)(Ver post mais abaixo, com a Recomendação aprovada na assembleia Municipal do Entroncamento)
Sem comentários:
Enviar um comentário