segunda-feira, maio 21, 2007

CONTRIBUTO PARA A REDUÇÃO DE CO2

CONSTÂNCIA VAI TER
CENTRAL DE BIOMASSA

Durante a I Conferência do Eco Parque do Relvão (na Chamusca), foi anunciado que, em Abril de 2009, entrará ao serviço, em Constância uma nova central eléctrica a biomassa, com uma capacidade de geração de 13 MW.h.
Esta central de Constância, junto à Caima, será semelhante à da Celtejo, que já funciona em Vila Velha de Ródão, desde Janeiro último. O investimento é de 32 milhões de euros Irá sobretudo receber os resíduos vegetais da produção de pasta de papel, mas também poderá acolher a biomassa resultante da limpeza das matas num raio aproximado de 5o quilómetros, em redor de Constância. As estimativas apontam para um consumo global de 160 mil toneladas anuais de biomassa.

Sendo, fundamentalmente, extensões da actividade de produção de pasta de papel, aproveitando as mesmas infraestruturas industriais, estas novas centrais de biomassa poderão ajudar a reduzir as emissões de CO2.
Segundo informava o net.jornal em Março "o Governo quer criar até 2010 uma rede descentralizada de centrais de biomassa, com potência total de 250 megawatts (MW), num investimento que pode ascender a 500 milhões de euros e criar entre 500 a 1000 postos de trabalho. Espera-se ainda uma redução dos níveis de emissão de dióxido de carbono (C02) de 700 mil toneladas e a redução do risco de incêndio devido a uma articulação entre a localização das centrais de biomassa e as políticas florestais."
Esperemos que não fiquem pelas promessas.

Sem comentários: