segunda-feira, abril 21, 2008

BLOCO APRESENTA PROPOSTA SOBRE ESTACIONAMENTO, NA CÂMARA MUNICIPAL

"ESTACIONAMENTO NO PARQUE SUBTERÂNEO
DEVE MANTER-SE GRATUITO, AO SÁBADO DE MANHÃ"

- propôs o vereador do Bloco de Esquerda

Trata-se de apoiar o já debilitado comércio do mercado diário, que dificilmente suportará uma debandada de clientes, penalizados pelas taxas do estacionamento. Para já, a votação da proposta foi adiada, havendo, no entanto, da parte do PSD o compromisso de que a iria "estudar".
O que não necessitou de mais estudo foi a proposta PSD de criação de um cartão de residente nas zonas de futuro parqueamento pago. Foi aprovada por unanimidade a criação desse cartão, que assegurará aos residentes na zona o parqueamento gratuito de uma viatura. A chegada à Câmara desta proposta resultará dos inúmeros protestos que se já se vão ouvindo, pela taxação do parqueamento.

PROBLEMA DO ESTACIONAMENTO CHEGA À IMPRENSA NACIONAL
Um ao euro por dia --- "apenas" 22 ou 23 euros por mês, segundo Jaime Ramos --- é quanto vai custar deixar o carro estacionado todo o dia, no parque da estação, para tomar um comboio, para ir trabalhar diariamente em Lisboa, por exemplo. O presidente da Câmara do Entroncamento recorda-o numa peça assinada por Manuel F. Vicente, saída esta segunda-feira, no matutino Público.
O trabalho, focado na falta de estacionamento junto à estação da CP, regista ainda as dificuldades para resolver o caso dos terrenos abandonados adjacentes à estação, onde já deveria estar disponível um parque para 90 viaturas. "Há um protocolo de 2004, que estabelecia uma parceria entre a Refer e a Câmara do Entroncamento, onde se previa que a empresa devia construir um parque de estacionamento, mas por razões desconhecidas nunca chegou a ser assinado. Tenho procurado conversar sobre o assunto com os administradores da Refer, mas não tenho conseguido ao longo de todo este tempo", lamenta Jaime Ramos, em declarações ao jornal.
Nem da parte da Refer, nem da de Jaime Ramos, há no Público qualquer menção à necessidade de reforçar urgentemente os transportes públicos urbanos --- cuja alargamento da rede ainda não passou da fase de "estudos". Nem há qualquer referência à necessidade de evoluir para a intermodalidade, com o preço da assinatura do comboio a incluir o custo do estacionamento automóvel

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