quarta-feira, fevereiro 28, 2007

O AMBIENTE PRIMEIRO

SALVATERRA DE MAGOS
CONCELHO LIVRE DE TRANSGÉNICOS

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos decidiu por unanimidade, dar parecer desfavorável relativamente aos programas de ensaios com organismos geneticamente modificados no Concelho.
Segundo a decisão tomada nesta quarta-feira, fica ainda proibido o cultivo de plantas geneticamente modificadas, em toda a área do Concelho de Salvaterra de Magos, considerando-se uma zona livre de transgénicos.

AS RAZÕES DUMA RECUSA
A engenharia genética de culturas agrícolas é uma aplicação tecnológica recente e sobre a qual não existe perspectiva histórica nem experiência acumulada.
Por outro lado, a inevitável contaminação que o cultivo de plantas geneticamente modificadas acarreta, representa uma forma de poluição genética irreversível e definitiva com consequências graves para o equilíbrio ecológico de ecossistemas agrícolas e selvagens.
A própria comunidade cientifica internacional mostra-se dividida quanto à inocuidade do cultivo e consumo de plantas onde se misturam genes de vírus, bactérias, animais e fungos e já demonstrou em testes laboratoriais que o consumo de algumas plantas geneticamente modificadas conduzem a alterações significativas do equilíbrio metabólico dos seres vivos.
De tudo isto resulta que o cultivo destas plantas também levanta problemas legais, sociais, éticos e intergeracionais que ainda não foram suficientemente discutidos nem resolvidos.


QUE DIZ A COMISSÃO EUROPEIA? E OS EUROPEUS?
A Recomendação da Comissão Europeia de Julho de 2003 (2003/556/CE) sobre regras para o desenvolvimento de estratégias nacionais de coexistência de plantas transgénicas com a agricultura convencional e biológica, reconhece a necessidade de se tomarem medidas de âmbito local como forma de levar em consideração as especificidades de cada região.
Segundo estatísticas oficiais mais recentes, 95% dos Europeus querem ter o direito de não consumir transgénicos, 86 % pretendem mais informações sobre transgénicos e 71% simplesmente não quer quaisquer transgénicos no seu ambiente ou na sua alimentação.


Sem comentários: