segunda-feira, novembro 20, 2006

POPULAÇÕES DA REGIÃO PODERÃO CORRER RISCOS

CIRVER SEM ACESSOS?
Bloco de Esquerda pede informações ao Governo

O Bloco dirigiu ao Governo um requerimento, perguntando pelos acessos aos dois futuros Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos, conhecidos pela sigla CIRVER. Estes dois Centros receberão resíduos de todo o país e entrarão ao serviço no próximo ano. Ficarão localizados em áreas do Concelho da Chamusca.
No entanto, por enquanto não se sabe como poderão aceder aos CIRVER os camiões, alguns carregados de resíduos industriais perigosos (RIP), sem ser por velhas pontes (como a da foto, na Chamusca) e por estradas atravessando povoações.
As alternativas, no IC3 e no IC9, até já são conhecidas, mas, até ver, não se antevê a sua diponiblidade antes de 2011. Ora, isso é inadmissível, dada a gravidade das consequências de um eventual acidente --- na Carregueira, ou no Pinheiro Grande, por exemplo.
Através da Assembleia da Republica e em requerimento assinado pela deputada Helena Pinto, o Bloco de Esquerda dirigiu quatro perguntas ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

RESPOSTAS, PRECISAM-SE
- Para quando prevê o Ministro a conclusão das novas travessias rodoviárias de ligação ao IC3 e de ligação ao IC9?
- Por que vias de circulação vai ser feito o transporte de resíduos, em especial dos RIP, que se destinam aos CIRVER a partir do momento em que estes entrem em funcionamento?
- Considera o Ministro que o transporte deste tipo de resíduos pelo interior de aglomerados populacionais apresenta riscos acrescidos para as populações, em caso de acidente?
- É o Ministro de opinião que o transporte deste tipo de resídus deve fazer-se em vias que não passem pelo interior de povoações ou próximo delas, de forma a minimizar estes riscos?

As respostas a estas perguntas interessarão certamente a muitos habitantes da nossa região. É a sua própria segurança que está em causa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas nao é esta ponte da Chamusca que está em elevado risco com frisuras no pavimento devido á passagem de camioes? Sera que é preciso cair para se fazer algo? Mas agora andam os nossos (des)governantes preocupados com a nova ponte sobre o Tejo....