terça-feira, novembro 28, 2006

ORÇAMENTO E PLANO APROVADOS NA CÂMARA SÓ COM OS VOTOS DO PSD

ALGUMAS RAZÕES PARA UM "NÃO" ÀS PROPOSTAS PSD
O vereador Henrique Leal, do Bloco de Esquerda (na foto), apresentou um variado conjunto de razões para a rejeição do Orçamento e do Plano propostos pelo PSD.
Antes de mais, o Bloco duvida da viabilidade de realizar receitas para investimentos, pelo modo que é apresentado. O saldo ente receitas correntes e despesas correntes é diminuto, ceca de 105 mil euros. A maior parte dos financiamentos previstos para investimento virá, segundo foi proposto, da alienação de património, nomeadamente lotes. Ora, é pouco crível que se consiga concretizar um elevado volume de vendas de lotes, num mercado em crise que, ainda há pouco tempo, deixou deserta uma hasta pública de dois lotes. A não ser que sejam vendidos por preços ruinosos...

QUE PRIORIDADES NOS INVESTIMENTOS?

A habitação social esgota-se nos magros 56500 euros para remendos. A ampliação da oferta escolar, as políticas de apoio à 3ª idade, a Casa da Juventude foram bandeiras óptimas para os cartazes de propaganda, mas agora desapareceram. O caso da Casa da Juventude é mesmo bizarro. Surge dotado de 10000 euros para o próximo ano --- um "sinal para o projectista? --- mas depois desaparece nos financiamentos para os anos seguintes. Que respostas no Orçamento para os problemas quotidianos que ensombram a vida dos municípes? Para o saneamento cujo encargo os contribuintes viram subir vertiginosamente, mas onde os resíduos, frequentemente se escapam, sem serem tratados para o Tejo?


Que investimentos numa rede de saneamento em que as águas pluviais, em cada chuvada mais forte tornam a cidade numa lagoa que alaga as casas e os haveres dos municípes, caso frequente no Casal da Galharda (na foto)?

As prioridades para esta gestão PSD na Câmara do Entroncamento são as obras no edifício Milennium --- sorvedouro de dinheiros públicos que um dia havemos de quantificar --- e a remodelação dos paços do concelho. Assim, não.

Sem comentários: