quinta-feira, julho 03, 2008

EM RECOMENDAÇÕES ENVIADAS AO EXECUTIVO MUNICIPAL

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DEFENDE MEDIDAS
PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A Assembleia Municipal do Entroncamento decidiu, por unanimidade, recomendar à Câmara que "reveja as taxas aplicáveis a operações urbanísticas, de forma a torná-las mais favoráveis, sempre que sejam observados elevados padrões de sustentabilidade ambiental." A Assembleia também recomendou ao executivo que este "estabeleça as parcerias adequadas com vista à promoção e desenvolvimento da construção ambientalmente sustentável, com edifícios de alto desempenho energético."
A proposta de Recomendação foi apresentada pela bancada do BE.
.
Em Portugal, 30% da energia é consumida nos edifícios. Todos os esforços para que aí seja reduzido o consumo energético têm, pois, fortes impactos positivos económicos e ambientais.
Às autarquias cabe um importante papel na promoção de boas práticas ambientais. Devem, nomeadamente, incentivar práticas construtivas que conduzam a um menor consumo energético e de água, a um maior conforto térmico, a melhor qualidade nos materiais utilizados e à eliminação de materiais perigosos.
Algumas autarquias já estão a fazê-lo, recorrendo inclusivamente a parcerias com instituições do ensino superior, aproveitando os seus saberes e a elevada qualificação dos seus técnicos.
Também a Associação Nacional de Municípios (ANMP) estimula os seus associados a promover a certificação energética dos edifícios municipais, recorrendo a auditorias e melhorando o seu desempenho energético.

Sem comentários: