domingo, julho 13, 2008

BLOCO PROPÕE O REFORÇO DOS DIREITOS DOS CICLISTAS E PEÕES
PARA UMA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Por proposta do Bloco, a Câmara e a Assembleia Municipal do Entroncamento já aprovaram diversas resoluções visando o incentivo do uso da bicicleta. Apesar de, invariavelmente, essas resoluções serem tomadas por unanimidade, os resultados são muito escassos.
É evidente a insensibilidade do PSD para o assunto. Depois de um primeiro troço de ciclovia, pouco mais foi feito.
O Bloco de Esquerda continua a defender, aos mais diversos níveis, o incentivo do uso da bicicleta como meio de locomoção local dadas as suas vantagens, a todos os níveis: económicos, ambientais, na qualidade de vida urbana e, genericamente, na saúde. No Entroncamento, a sua banalização será o retomar de uma antiga tradição local, compreensível dado perfil quase plano da cidade.

AGORA, NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Agora, na Assembleia da República, o BE apresentou um projecto de lei para afirmar os direitos do ciclistas e peões no código da estrada, com o objectivo de encorajar a utilização da bicicleta e as deslocações a pé para uma mobilidade sustentável e um ambiente urbano de qualidade, adoptando uma cultura de segurança rodoviária que efectivamente proteja os mais vulneráveis e torne as cidades mais seguras e amigáveis.
Propõe-se a introdução do princípio da protecção dos mais vulneráveis, como os peões ou ciclistas; a aplicação de conceitos de gestão e acalmia do trânsito, mas também de qualificação dos espaços públicos, através do desenho urbano, como é o cado das zonas pedonais, zonas de estadia e zonas 30; a implementação de regras básicas de segurança para os ciclistas e peões, nomeadamente em termos de posição de marcha, cedência de passagem, ultrapassagem, circulação, ocupação dos passeios, entre outros.

Ver aqui o Projecto-Lei.

Sem comentários: