segunda-feira, julho 21, 2008

EM PAÇO DOS NEGROS - ALMEIRIM

LOUÇÃ CONTRA O ABATE ILEGAL DE SOBREIROS
Em visita a Paço dos Negros, Francisco Louçã pronunciou-se, este domingo, contra o abate ilegal de milhares de sobreiros, espécie protegida por lei, num terreno público da Freguesia de Fazendas de Almeirim. O abate destinar-se-á a viabilizar a construção da nova cadeia da Grande Lisboa, um estabelecimento que irá substituir a actualmente existente no centro da capital.
Francisco Louçã foi recebido por elementos do grupo de cidadãos que se opõe a este atentado ambiental e por dezenas de populares.
Em declarações à comunicação social o coordenador do Bloco lembrou que “a lei impede que se destruam sobreiros sem que sejam replantados, no entanto, numa zona que corresponde a 40 campos de futebol, o Estado quer destruir toda esta população de sobreiros, porque tem um projecto para colocação, aqui, da nova prisão”
“Há cinco anos atrás, o Estado e a União Europeia pagaram a replantação de sobreiros nesta grande área de Almeirim, cinco anos depois, o governo decide destruir aquilo que criou e, contra a vontade das populações e contra a sua própria legislação, abater algumas centenas ou alguns milhares de sobreiros”, acrescentou ainda.
Vincou ainda que “decisões destas não se podem tomar às escondidas, num gabinete do Ministério da Justiça, ou da Câmara Municipal ou de uma Junta de Freguesia”, defendendo a necessidade de ser “consultada a população”.
Nesta visita, Francisco Louçã foi acompanhado pela deputada Helena Pinto e por diversos membros do secretariado distrital. Helena Pinto já havia dirigido um requerimento ao governo, sobre este assunto.

Sem comentários: