quarta-feira, abril 01, 2009

ORIENTAÇÃO SEXUAL AINDA É DISCRIMINATÓRIA NA UE
Segundo recente um relatório da Agência dos Direitos Fundamentais (FRA), a discriminação, o assédio e a violência contra lésbicas, bissexuais e transgéneros (LGBT) são generalizados e transversais, da escola ao emprego, passando pelos cuidados de saúde.
O director da FRA, Mortem Kjaerum, afirmou que, na UE, "muitos LGBT são objecto de discriminação, terrorismo psicológico e assédio", Há registo de ataques físicos e até de morte de pessoas LGBT em alguns países. Estes são sinais alarmentes numa UE que se orgulha dos princípios de igualdade e de não discriminação.A FRA assinala ainda que a legislação comunitária continua a ter falhas, nestes aspectos: as políticas de não discriminação ainda não cobrem sectores como a habitação, o ensino ou os serviços de saúde.
Este relatório surge no preciso momento em que, mesmo ao pé de nós, no TorreShopping, está em exibição Milk, um filme magnífico sobre a vida e luta de Harvey Milk pelos direitos cívicos. Harvey Milk, neste filme interpretado por Sean Penn, foi o primeiro político norte-americano assumidamente homossexual a ser eleito nos Estados Unidos.

Sem comentários: