sábado, abril 25, 2009

ENTRONCAMENTO

BLOCO PROMOVE E PARTICIPA NAS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL
Mais de sessenta pessoas participaram hoje num almoço de confraternização e comemoração do 25 de Abril. Durante algumas horas, autarcas, filiados, não filiados, simpatizantes do Bloco e familiares conversaram sobra a vida, reviram amigos e evocaram o 25 de Abril, dia da Liberdade.
Depois de uma intervenção política, a marcar o sentido daquele encontro, cantaram-se as velhas canções do Zeca e outras associadas às jornadas do 25 de Abril. O coro, embora não muito afinado..., esforçou-se e deu alegria à jornada de convívio.
Mais tarde, na Câmara Municipal, Carlos Matias (na foto) interveio em nome do BE, na sessão solene que teve lugar a meio da tarde. A sua intervenção incidiu no que significa hoje democracia, mais do que uma palavra, um conceito profundamente ligado à vida, afirmando que "aos historiadores cabe a tarefa de escrever a história do 25 de Abril e contar as suas estórias. Aos cidadãos e às cidadãs cabe defender as suas conquistas, aprofundar os seus ideais e, mais importante do que parece, não deixar apagar a memória."
Terminou, refrindo-se aos militares de Abril. "Tiveram a visão de uma país livre e mais justo e livre da guerra colonial. E tiveram a coragem de pegar em armas por ele. Aqui está uma vibrante lição de cidadania que a nossa história registará e um exemplo a que nós prestamos um sentido tributo."
Leia aqui a intervenção completa de Carlos Matias...

Sem comentários: