sábado, maio 24, 2008

INDISCIPLINA NAS ESCOLAS PREOCUPA PROFESSORES E EDUCADORES

"A DISCIPLINA TEM DE SER UM PROCESSO PARTILHADO E NEGOCIADO"
- defendeu a professora catedrática Maria Benedicta Monteiro

Uma assistência interessada e participante, na sua maioria constituída por professores, encheu a sala da Junta de Freguesia de S. João Baptista, nesta sexta-feira à noite, para acompanhar o debate promovido pelo BE, subordinado ao tema “Prevenir a indisciplina, combater a violência, em meio escolar”.
Na primeira intervenção, a Professora Cecília Honório do Movimento Escola Pública (à esquerda, na foto) procurou abrir uma perspectiva sobre as várias condicionantes destes fenómenos, referindo os problemas sociais, a insuficiência de equipamentos e de profissionais, a descriminação nas próprias escolas e a falta de apoio de equipas especiais. Sublinhou que cada um deve conhecer o seu papel no processo educativo.
Maria Benedicta Monteiro, professora catedrática do ISCTE (à direita, na foto), colocou a tónica em dois aspectos. Em primeiro lugar, acentuou a profunda diferença entre indisciplina e violência. A disciplina --- termo que prefere --- supõe um processo partilhado, negociado entre os diversos actores e é continuado, no dia a dia. Os episódios de violência são raros, pontuais e muito menos do que frequentemente se quer fazer crer, muito ampliados pela comunicação social.


RAMIRO MARQUES: "ATACAM A ESCOLA PUBLICA PARA CRIAR O CHAMADO MERCADO DO ENSINO"
Já Ramiro Marques, professor da Escola Superior de Educação de Santarém, preferiu demonstrar que o agravamento da indisciplina resulta em grande parte da perca da autoridade dos professores, induzida por sucessivos governos, ao colocarem publicamente em causa o profissionalismo dos docentes. Considera que existe um plano em curso, apesar de temporariamente sustido pela luta dos professores. para reduzir o número de docentes, despedir boa parte deles e reduzir a despesa com a educação em um terço. Na opinião de Ramiro Marques, com isso os governos visam criar o chamado “mercado da educação”, como aliás estão a fazer com o “mercado da saúde”, e acabar com a Escola Pública, como ainda a conhecemos.
Ramiro Marques enunciou depois algumas práticas pedagogicamente correctas para manter a disciplina na sala de aulas.
Durante o debate que se seguiu, vários participantes colocaram casos práticos da sua vida docente, sendo visível que a indisciplina, mais até do que a violência, continua a ser matéria de generalizada preocupação.

Notícia: Cortesia EOL

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