terça-feira, julho 03, 2007

MUDANÇA DE PLANOS

MONUMENTO AO TRABALHADOR FERROVIÁRIO
PODERÁ TER OBRA DE JOSÉ SANTA-BÁRBARA

A Câmara deverá abandonar a ideia de um concurso público para monumento ao ferroviário, conforme havia sido decidido em Janeiro de 2005. Agora, a ideia é ajustar directamente com o escultor José Santa-Bárbara --- muito conhecido no meio ferroviário --- a execução do monumento. O ajuste directo é consensual no executivo municipal, tudo dependendo apenas do acolhimento que merecerem as ideias do escultor a convidar para a execução do trabalho.

LEVARAM DOIS ANOS E MEIO PARA... NÃO RESOLVER
A proposta de revogação da decisão anterior e do ajuste directo partiu do próprio presidente Jaime Ramos (PSD), no sentido de, segundo disse, "acompanhar os tempos, as mudanças e as tendências". Segundo o presidente da Câmara, da pesquisa que terá efectuado terá ressaltado o nome de José Santa-Bárbara, alguém que poderá "sentir na pele o que é ser ferroviário".
Henrique Leal (BE), embora considerasse que o concurso público "é o pressuposto de transparência e equidade que estes processos devem garantir", mostrou-se disponível para aprovar a proposta. Perante a evidente "incapacidade de levar por diante o que antes havia sido deliberado" há mais de dois anos, o vereador do Bloco aceitaria a adopção de "caminhos mais fáceis de desbravar e eventualmente mais consentâneos e mais seguros".
O vereador Carlos Zagalo (PS) sugeriu, no entretanto que primeiro se ouvisse o escultor e só depois --- se a Câmara aceitasse o seu projecto --- se avançasse então para o ajuste directo. Esta posição acabaria por ser aceite. Em consequência, a proposta do PSD foi retirada e uma uma deliberação final sobre o assunto ficará para depois de uma audição com José Santa-Bárbara.

Sem comentários: