segunda-feira, abril 30, 2007

NO ENTRONCAMENTO, "DE HORA A HORA, A CP PIORA"

MENOS COMBOIOS
SEM LUGARES SENTADOS
MAIS CAROS
MAIS LENTOS

EIS O PROGRAMA DA CP, PARA O SERVIÇO FERROVIÁRIO À NOSSA CIDADE

A administração da CP procedeu recentemente, a alterações no fluxo e no horário de comboios entre Entroncamento e Lisboa, mudanças que estão a gerar compreensíveis protestos.
Reduziu para dois em cada sentido, o número de comboios alfa a parar na nossa cidade.A maior parte do dia ficamos a vê-los passar. E mesmo nos que param, o preço dos bilhetes para Lisboa subiram de 12 para 15 euros, mais 25%! Em contrapartida, aumentou o número de comboios intercidades. O saldo, neste segmento da oferta de comboios acaba por não ser demasiado penalizador
No entanto, já no que se refere aos comboios regionais e inter-regionais--- os mais utilizados por razões laborais --- aí as mudanças foram francamente negativas.


PIOR EM TODA A LINHA
A oferta matutina de transporte foi reduzida, levando a que as composições circulem completamente lotadas e com passageiros em pé. Os tempos de percurso aumentaram 10 a 15 minutos, devido ao resguardo de composições, durante o trajecto, para dar passagem aos alfas. À tarde, no regresso, os comboios intercidades são uma alternativa, mas muito mais onerosa, pois é preciso pagar pesados suplementos que vão até 4 euros por viagem. Quem é que pode fazê-lo todos os dias?
Ao fim de semana, a situação global ainda se agravou mais, com cortes drásticos na frequência das circulações. Podemos dizer, sem o risco de exagerar, que deixa de existir a "ponte" ferroviária, para Lisboa

O INTERESSE PÚBLICO TEM DE PREVALECER
Estas mudanças no fluxo e nos horários dos comboios regionais e inter-regionais, entre Lisboa e o Entroncamento sao um grave retrocesso e inadmissíveis
O transporte ferroviário, mais económico e menos poluente, tem de ter uma oferta cabal em todos os segmentos e não só naqueles (como os alfas) que são lucrativos. O interesse público exige uma oferta global com frequência, conforto e preço acessível a quem os utiliza para ir trabalhar,
Mais uma vez se evidencia a necessidade do alargamento da coroa do passe social, na ferrovia, até ao Entroncamento. O volume de passageiros transportados diariamente, em movimentos pendulares, há muito o justifica.

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