quarta-feira, abril 29, 2009

ANTÓNIO RODRIGUES VEM AO CASAL SENTISTA
O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, comprometeu-se finalmente a vir apreciar as obras necessárias para a requalificação do entroncamento da Rua 25 de Abril com a Rua de Santo António , no Casal Sentista. O compromisso só foi conseguido após mais de vinte moradores dos Covões, Casal Sentista e Fontainhas terem comparecido na reunião pública da câmara torrejana, da passada terça-feira.
Vergílio Rafael (na foto), presidente da Associação de Moradores e autarca BE da Assembleia de Freguesia de Nª Sª de Fátima (Entroncamento), explicou ter conseguido que a Câmara do Entroncamento assumisse com a Associação o compromisso de fazer chegar o TURE ao limite do concelho. "Mas para isso é imprescindível que o cruzamento em questão seja requalificado urgentemente, pois como está não permite a inversão do sentido de circulação de viaturas de grande ou mesmo média dimensão, como os TURE. Se tudo se mantiver, os moradores poderão ver-se privados do TURE, um benefício que lhes é indispensável."
António Rodrigeus garantiu que dedicará a manhã de segunda-feira a apreciar o problema, no próprio local.
LOUÇÃ COM CASA CHEIA
Na noite de terça-feira, um auditório do Centro Cultural do Entroncamento cheio ouviu Francisco Louçã, ao longo de quase duas horas, falar com números precisos da actual crise financeira capitalista, dos roubos e das negociatas de gestores e banqueiros, da injustiça fiscal, dos buracos dos off-shores, da corrupção e da sistemática impunidade dos corruptos. Mas, "a crise tem uma dimensão social assustadora", afirmou.
Quer na intervenção inicial quer, depois, na resposta a diversas perguntas, Louçã apresentou as propostas do Bloco de Esquerda pela transparência fiscal, pelo levantamento do sigilo bancário, de combate ao desemprego e de criação de emprego público e de estimulo ao desenvolvimento económico.
O coordenador nacional do Bloco chegou ao Entroncamento muito tarde, por ter ocorrido um problema mecânico grave com a viatura em que se deslocava. No auditório do Centro Cultural foi, entretanto, passado um vídeo sobre os 10 anos do Bloco de Esquerda. Apesar do atraso do início da sessão, as pessoas mantiveram-se expectantes e acompanharam atentamente o debate, até à hora tardia a que concluiu, já muito perto da meia-noite.

terça-feira, abril 28, 2009

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE Nª Sª DE FÁTIMA

CHUMBADA PROPOSTA DO BE, FACILITADORA DO DIÁLOGO NO BAIRRO FREDERICO ULRICH
A maioria PSD/PCP na Assembleia de Fregeuesia de Nª Sª de Fátima chumbou a proposta do BE para a constituição de um Grupo de Trabalho para o Bairro F. Ulrich.
Esse Grupo de Trabalho, cuja formação é admitida pela Lei, teria como objectivos aprofundar o conhecimento da realidade do bairro, sugerir a adopção de soluções para os problemas, acompanhar a execução das medidas adoptadas e avaliar da sua real eficácia. Visava ainda o diálogo com os moradores e funcionar como facilitador do diálogo e a articulação de todas as instituições públicas ou privadas, com trabalho no terreno.
A proposta do Bloco partia do princípio de que "a existência de acentuadas diferenças culturais entre moradores, a par de diversos casos de famílias muito pobres, tem conduzido a situações de difícil convivência social, acentuada, aqui e ali, por uma preocupante degradação das condições de vida das pessoas." Segundo o Bloco, um Grupo de Trabalho integrando também moradores de diversas etnias seria mais uma ajuda na resolução dos problemas.
Assim o não entenderam nem PSD nem PCP, com o argumento de que "até às próximas eleições autárquicas já pouco se faria" e de que a proposta não passaria de "eleitoralismo". Segundo eles, o melhor é deixar tudo como está.

COMEÇAMOS BEM...

BE EM PRIMEIRO LUGAR
Em resultado do sorteio hoje realizado pelo Tribunal Constitucional (TC), o Bloco de Esquerda vai aparecer em primeiro lugar no boletim de voto para as eleições europeias de 07 de Junho.

segunda-feira, abril 27, 2009

ALERTA

SE SUSPEITA DE TER CONTRAÍDO A GRIPE SUÍNA
MANTENHA-SE EM CASA, ISOLADO
Segundo comunicado emitido hoje pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), as pessoas que regressem de viagem das zonas atingidas (México, Estados Unidos e Canadá) ou que tenham estado em contacto próximo com qualquer pessoa doente oriunda dessas áreas e que manifestem sintomas de gripe (febre alta de início súbito, tosse, dificuldade respiratória, dores musculares e dores de cabeça) devem "permanecer em casa (não ir ao serviço de urgência do Centro de Saúde ou dos Hospitais, não ir trabalhar nem ir à escola e manter-se o mais isolado possível dos outros membros da família)." Deverão ainda "ligar para Linha Saúde 24, através do número 808 24 24 24, e seguirem as instruções que lhe forem dadas."

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

BLOCO CHUMBOU CONTAS MUNICIPAIS DE 2008
APROVADAS UNICAMENTE PELO PSD
Numa extensa intervenção, o deputado municipal Luís Grácio (BE) explicou por que razões o BE votava contra as contas da autarquia, relativas ao ano passado. "Por se tratar de um voto político, não de um voto contabilístico e sendo tão claras as diferenças de propostas e estratégias politicas que nos separam da governação da cidade, conduzida pelo PSD, em consciência só podemos votar contra as presentes contas."
Luís Grácio recordou o sem número de promessas por cumprir. "Continua adiada a casa da juventude, que de mandato para mandato é agitada como bandeira de propaganda, somente para caçar votos; continua adiada a biblioteca, que igualmente não passa do papel; continua adiada a requalificação do Cine-Teatro S. João, que continuará a ser mais uma bandeira de propaganda.Da nova ETAR, só o silencio; não podemos deixar de realçar a intenção, pois não tem passado de mais do que uma intenção, o mais uma vez adiado desvio da Ribeira de Santa Catarina, etc."

PORTUGAL

FMI PREVÊ QUEDA DE 4,1% NO PIB
E 11% DE DESEMPREGO
De acordo com as previsões do FMI, o PIB em Portugal vai sofrer uma quebra de 4,1% em 2009, o que representa uma descida claramente superior à projectada recentemente pelo Banco de Portugal (3,5%) ou às estimativas governamentais que constam no orçamento (quebra de 0,8%).
O desemprego pode atingir os os 9,6% este ano e os 11% em 2010, afectando mais de 600.00 pessoas.
Ler mais e comentar no portal Esquerda...

sábado, abril 25, 2009

ENTRONCAMENTO

BLOCO PROMOVE E PARTICIPA NAS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL
Mais de sessenta pessoas participaram hoje num almoço de confraternização e comemoração do 25 de Abril. Durante algumas horas, autarcas, filiados, não filiados, simpatizantes do Bloco e familiares conversaram sobra a vida, reviram amigos e evocaram o 25 de Abril, dia da Liberdade.
Depois de uma intervenção política, a marcar o sentido daquele encontro, cantaram-se as velhas canções do Zeca e outras associadas às jornadas do 25 de Abril. O coro, embora não muito afinado..., esforçou-se e deu alegria à jornada de convívio.
Mais tarde, na Câmara Municipal, Carlos Matias (na foto) interveio em nome do BE, na sessão solene que teve lugar a meio da tarde. A sua intervenção incidiu no que significa hoje democracia, mais do que uma palavra, um conceito profundamente ligado à vida, afirmando que "aos historiadores cabe a tarefa de escrever a história do 25 de Abril e contar as suas estórias. Aos cidadãos e às cidadãs cabe defender as suas conquistas, aprofundar os seus ideais e, mais importante do que parece, não deixar apagar a memória."
Terminou, refrindo-se aos militares de Abril. "Tiveram a visão de uma país livre e mais justo e livre da guerra colonial. E tiveram a coragem de pegar em armas por ele. Aqui está uma vibrante lição de cidadania que a nossa história registará e um exemplo a que nós prestamos um sentido tributo."
Leia aqui a intervenção completa de Carlos Matias...

APRESENTADA MAIS UMA INICIATIVA DO BLOCO

"OS FERROVIÁRIOS. HISTÓRIA, LUTA E FUTURO"
O Bloco de Esquerda vai promover no Entroncamento um ciclo subordinado ao tema “Os ferroviários: história, lutas e futuro”, a partir de 10 de Maio. Durante duas semanas estará patente na galeria municipal uma exposição e, até ao final de Junho, terão lugar 3 debates, sempre á volta da temática ferroviária.
O primeiro debate é logo a 10 de Maio,dia da abertura da exposição, e tem como tema “Mais de um século de lutas ferroviárias”. Na sala da Junta de Freguesia de S. João Baptista, Ana Geraldes, jornalista da SIC, falará sobre a "Imprensa operária e sindicalista". Henrique Leal, historiador, abordará "O Estado Novo e a família ferroviária". Finalmente, Miguel Perez, investigador, abordará o tema "Os ferroviários e a Revolução".
A iniciativa foi apresentada em conferência de imprensa, no Bairro Camões, mesmo ao lado da degradada Escola Camões. Nela participaram o deputado e historiador Fernando Rosas, Henrique Leal, e António Gomes, ferroviário e membro da Coordenadora Distrital.
Fernando Rosas afirmou que o objectivo deste ciclo é o de “convocar a memória das lutas e dos saberes dos ferroviários" e contribuir para o debate sobre o futuro da ferrovia.” "Convocar a história ajudar a compreender o sentido das coisas hoje e ajuda nas opções para o futuro”, acrescentou.

segunda-feira, abril 20, 2009

SERÁ DESTA?

GOVERNO PROMETE ARRANQUE DAS OBRAS DO CENTRO DE SAÚDE ATÉ 10 DE MAIO
O Ministério da Saúde acaba de responder às perguntas que lhe foram remetidas pelo deputado João Semedo (BE), sobre as obras de Ampliação e Remodelação do Centro de Saúde do Entroncamento.
Em síntese, nesse documento assegura-se que, ultrapassados os vários passos do processo, os trabalhos arrancarão até ao próximo dia 10 de Maio e estarão concluídos em finais de 2010.
O Ministério da Saúde compromete-se com uma data precisa, pela primeira vez. E, também pela primeira vez, dá informações claras sobre o desenvolvimento dos trabalhos.
São alterações positivas, a justificar boas expectativas, mas que não permitem esquecer os mais de 3 anos de atraso no desenvolvimento deste empreendimento, fruto de bloqueios deliberados e de uma condução errada.
Ao longo dos últimos anos, o Bloco de Esquerda tem denunciado os atrasos, as falsas promessas, as meias verdades e até as falsidades sobre a Ampliação e Remodelação do Centro de Saúde do Entroncamento. Emitimos vários alertas públicos, fizemos perguntas no Parlamento, apresentámos Moções nos órgãos autárquicos do concelho. Voltaremos a intervir, caso a data de 10 de Maio se revele mais uma falsa promessa.

domingo, abril 19, 2009

POSTOS DE TRABALHO DA MANUTENÇÃO MILITAR (MM) NÃO PODEM DESAPARECER
A Assembleia Municipal (AM) do Entroncamento, pronunciou-se "pela continuidade do funcionamento da MM no concelho e pela continuidade dos postos de trabalho aqui existentes" --- isto no momento em que um estudo a decorrer poderá levar ao seu encerramento.
Na Moção, apresentada pelo BE e aprovada por unanimidade, sublinha-se que o "recente anúncio da atribuição aos trabalhadores da MM do estatuto do funcionalismo público corresponde a uma aspiração muito antiga.", No entanto, " já a notícia de que está em curso um estudo que poderá levar ao encerramento das instalações da MM Entroncamento vem justificar as maiores apreensões."
Na MM Entroncamento laboram cerca de sessenta trabalhadores. Trata-se de um estabelecimento militar com grande tradição e ainda com implantação significativa no tecido laboral do concelho.
"Compreende-se que qualquer decisão sobre o futuro da MM Entroncamento tenha de responder às necessidades operacionais do Exército, a cujo organismo de logística virá a pertencer", diz o texto da Moção. Mas, acrescenta, "não poderá deixar de atender também à relevância social que tem o emprego gerado no Entroncamento, mais a mais num quadro de preocupantes índices de desemprego, de dificuldades sociais" e até de "esvaziamento demográfico do interior do país."
ARMADILHA PERIGOSA NA ESTRADA DA BARROCA
No cruzamento da Gil Vicente com a Estrada da Barroca, junto à Soladrilho, o Ribeiro de Santa Catarina corre numa vala profunda a dscoberto, mesmo ao lado do passeio de peões e sem qualquer guarda de protecção. Uma criança, alguém distraído ou alguém que, pura e simplesmente, veja mal --- caso frequente em pessoas mais velhas --- poderá, um dia destes ir parar lá abaixo.
A colocação de um corrimão ou guarda afigura-se simples. No entanto, apesar do alerta de Vergílio Rafael (BE) na Assembleia de Freguesia de Nª Sª de Fátima, o buracão lá continua ameaçador. Até que, um dia, alguém se aleije e, então, todos "lamentem".

quarta-feira, abril 15, 2009

ESTE ANO TAMBÉM NÃO HÁ FEIRA DE ABRIL
A Câmara decidiu cancelar a edição deste ano da tradicional Feira de Abril, um certame que estava a ser preparado há alguns meses. Na sessão de hasta publica, para arrematação dos lotes para instalação dos divertimentos, os preços oferecidos ficaram sistematicamente muito abaixo da base de licitação, havendo fortes indícios de concertação entre os feirantes.
A decisão de cancelar a realização da Feira foi unânime no executivo municipal, já que a proximidade da data prevista para a sua realização não permitiria novas alterações.
A tabela com a base de licitação dos lotes foi aprovada inicialmente em 2 de Fevereiro. No entanto, em 13 de março, Jaime Ramos (PSD) propôs uma tabela a preços mais baixos, dada o "registo de dificuldades económicas" que lhe haviam sido transmitidas pelos feirantes e "também porque esta feira deverá apresentar-se como um evento dinãmico e dversificado". Pelos vistos, a transmissão não terá corrido da melhor forma, já que os feirantes avançaram com ofertas ainda mais baixas.

ABRANTES

MINISTÉRIO DO AMBIENTE RECONHECE ATENTADO AMBIENTAL DENUNCIADO PELO BLOCO DE ESQUERDA
Após denuncia publica do Bloco de Esquerda, levada ao Parlamento pela deputada Alda Macedo (BE), o Ministério do Ambiente deu 20 dias à Câmara de Abrantes para apresentar uma proposta de resolução do quadro de abandono e degradação em que se encontra a ETAR dos Carochos, nas imediações daquela cidade. Uma situação que é "insustentável", reconhece o Ministério do Ambiente, não dando qualquer explicação para a sua anteior inoperância
O atentado ambiental na ETAR dos Carochos já se arrasta há cerca de dez anos, mas só agora o Ministério resolveu mandar fazer uma inspecção, verificando in loco o abandono e degradação "que tornam praticamente inviável a sua recuperação".
No entanto, na Comissão Parlamentar de Ambiente, a deputada Fernanda Asseiceiro (PS) consideraria a situação de insignificante, o que diz bem da sensibilidade do PS para as questões ambientais.

terça-feira, abril 14, 2009

ECONOMIA PORTUGUESA VAI CONTRAIR 3,5% ESTE ANO
O Banco de Portugal apresentou o seu Relatório de Primavera, corrigindo as previsões para a evolução da economia portuguesa feitas em Janeiro. Em apenas três meses, as previsões do Banco Central sofrem uma drástica alteração: o PIB vai diminuir 3,5% (a maior quebra desde 1975) e o investimento e as exportações têm quebras superiores a 14%.
Ler mais e comentar no portal Esquerda...
JERÓNIMO DE SOUSA ATACA O BLOCO NA REVISTA DA IURD
Numa entrevista à última edição da revista do grupo religioso IURD, a Plenitude, Jerónimo de Sousa volta a atacar o Bloco de Esquerda. Repetindo os termos usados no Congresso de 2008, o secretário-geral do PCP considera o Bloco tem “uma falta de definição ideológica” e que é uma “nebulosa”.
"Consideramos que o capitalismo e o socialismo têm um confronto profundo e existe uma nebulosa que precisa de ser clarificada”, diz o secretário-geral do PCP à revista da IURD. Estas considerações são repetidas de outros ataques que o PCP tem feito ao Bloco.Mas a novidade está noutra frase de Jerónimo de Sousa, que acrescenta de seguida: “O não dito e o não escrito é o que prevalece no projecto do BE”. Assim sendo, o secretário-geral considera que o que o Bloco não diz, mas que ele considera que devia dizer, seria o que definiria o movimento. A aplicação deste critério – um partido é definido pelo que o secretário-geral do PCP considera que esse partido devia dizer ou escrever – surge como uma novidade na política portuguesa.

sábado, abril 11, 2009

VÊM AÍ MAIS 4 AUTOCARROS PARA OS TURE
As 4 novas viaturas modelo Daily-Mini Bus 65C18, a adquirir à IVECO através da Central de Compras do Estado, irão custar cerca de 360 mil euros ao município. A entrada ao serviço dos novos mini-autocarros permitirá alargar o serviço de transporte público dentro do concelho.
A aquisição destas viaturas foi decidida por unanimidade, no executivo municipal.
O vereador do Bloco de Esquerda embora votando favoravelmente a deliberação, considerou "que, em tempo oportuno deveriam ter sido consideradas opções menos poluentes do que estas viaturas tradicionais, a gasóleo." Carlos Matias realçou que a "defesa do meio ambiente exige dos municípios atitudes pioneiras e exemplares, que, aliás, outras autarquias já adoptaram", pelo que "em futuras aquisições deste tipo as viaturas deverão incorporar o que de mais avançado existir na preservação ambiental." Em resposta, Jaime Ramos (PSD) disse que outros modelos de mini-autocarros seriam demasiado caros.

BLOCO DEFENDE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS
POR PRINCÍPIO ACTIVO
O Bloco de Esquerda defende que os medicamentos sejam prescritos por princípio activo e que o doente possa decidir em caso de medicação equivalente. Francisco Louçã e João Semedo desafiaram ainda o Governo a ouvir a palavra do fundador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut, sobre a matéria e criticaram o Governo por seguir uma política de enorme facilidade em relação à constituição de interesses económicos contra os interesses do próprio doente.
Ler mais e comentar no portal Esquerda...

terça-feira, abril 07, 2009

O PSD TRANSFORMA O 25 D ABRIL NUM DIA BANAL

MERCADOS VÃO FUNCIONAR EM 25 DE ABRIL, UM SÁBADO
A decisão de permitir o funcionamento dos mercados diário e semanal no feriado de 25 de Abril, Dia da Liberdade, só teve a oposição do vereador do Bloco de Esquerda, na Câmara Municipal. O PSD apresentou a proposta e, claro, votou a favor. Já o PS optou pela abstenção.
Na sua intervenção, o vereador do Bloco de Esquerda, Carlos Matias (na foto), começou por referir que a "existência de feriados se destina a assinalar devidamente datas com excepcional relevância no calendário e na vida das populações. Por razões de ordem histórica especialmente vivas entre nós, o 25 de Abril, Dia da Liberdade, é uma dessas datas mais marcantes". Daí o Bloco de Esquerda não concordar "que se banalize o dia e que este se torne, na prática, um dia quase igual aos outros."
Carlos Matias, defendeu a manutenção do habitual encerramento dos mercados em dias feriados e que se exortassem "todos os munícipes a participar nas comemorações do 25 de Abril".

Leia aqui a notícia em O Mirante...

segunda-feira, abril 06, 2009

O PSD REJEITA APOIOS SOCIAIS DE EMERGÊNCIA
O PSD, maioritário na Câmara Municipal do Entroncamento, rejeitou esta segunda-feira a proposta do Bloco de Esquerda para apoio social de emergência às famílias em que ambos os membros do casal estão desempregados e inscritos no Centro de Emprego ou quando o rendimento per capita do agregado familiar é igual ou inferior a metade do salário mínimo nacional.
Nos casos em que estas familias são o suporte familiar de filhos que frequentam um ou mais estabelecimentos de ensino do Entroncamento, a Câmara assegurar-lhes-ia o almoço na cantina, o pequeno almoço na escola, nos dias lectivos, e o passe mensal nos TURE durante o período lectivo. Daria também alguma ajuda na despesa com o fornecimento de água.
O PSD rejeitou a proposta bloquista de ajuda de emergência, durante este ano, com os argumentos de que até já subsidia "muitos meninos" e estará apreparar um Cartão Social que garantirá estes e outros apoios. Seria só esperar pelo tal Cartão.
Já há cerca de um mês, o PSD não aprovara uma proposta idêntica mas, na altura, a razão para o adiamento era a necessidade do assunto "de ser bem estudado" e "baixar aos serviços, para análise". Esta segunda-feira a conversa mudou, mas o resultado foi o mesmo: apoio rejeitado. Os desempregados do concelho que tenham filhos a estudar que vão bater a outras portas: por enquanto, a Câmara PSD ainda só está a "estudar" o caso.

Leia aqui a proposta completa do BE...

TORRES NOVAS

BLOCO DEFENDE CENTRO HISTÓRICO
CONTRA FALTA DE PLANEAMENTO
O Bloco/Torres Novas voltou a denunciar as dificuldades que atravessam os comerciantes do Centro Histórico de Torres Novas, que agora se estão a agravar devido a obras sem o planeamento urbanístico que levou à alteração de transito e de estacionamentos no centro da cidade.
Leia aqui o comunicado do Bloco/Torres Novas e aqui a notícia do Jornal Torrejano

sexta-feira, abril 03, 2009

EUROPAN DESAFIA JOVENS ARQUITECTOS EUROPEUS A PLANIFICAR PARTE DA CIDADE
Por iniciativa da Invesfer, o desafio de planificar esta reconversão junta-se aos de resolver alguns outros problemas urbanísticos complexos, em Lisboa e Cascais. Segundo o arquitecto Pedro Brandão, organizador do concurso Europan em Portugal, trata-se de reconverter toda a zona de linhas e habitacional da Refer, a poente da estação da CP, do Entroncamento.
Pretende-se, diz ele, aí "criar espaços públicos e zonas de estar, espaços de habitar, trabalhar ou de mero passeio e encontro entre as pessoas".
Curiosamente, nas declarações de Pedro Brandão, recolhidas pelo matutino Público, nunca é feita referência à necessidade de respeitar o Plano Director Municipal (PDM). O que também não admira: se a própria maioria PSD que governa a cidade o vai revendo ad-hoc, pontualmente e segundo as conveniências de particulares, porque haveria alguém de fora de preocupar-se com tais "detalhes"?
G20 DECIDEM: COMBATE À CRISE PASSA PELO FMI
Os líderes do G20 encerraram nesta quinta-feira a reunião de Londres com o anúncio de que vão investir mais de um milhão de milhões de dólares para combater a crise financeira global; a maior parte desse montante, 750 mil milhões de dólares, irá reforçar o Fundo Monetário Internacional (FMI), instituição que ficou famosa no passado por forçar os países a quem emprestava dinheiro a aplicar as receitas económicas neoliberais.
O sociólogo Boaventura Sousa Santos criticou a injecção de capital no FMI e no Banco Mundial, considerando-a a "pior solução possível" para a crise. "Os termos da solução estão a ser ditados por quem fez esta crise", acusou.
Ler mais e comentar...

quinta-feira, abril 02, 2009

NOVO DIRECTOR DO AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE SERRA D´AIRE TOMOU POSSE, EM LISBOA
O novo director do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), Pedro Marques, dirigirá um conjunto de unidades funcionais, entre os quais o Centro de Saúde do Entroncamento, e ficará sedeado em Torres Novas.
Os novos ACES dispõem de autonomia técnica e administrativa, mas não têm autonomia financeira, problema que levou o BE a chamara Ministra da Saúde à Assembleia da República.
Em declarações ao semanário O Ribatejo, Pedro Marques reconheceu ser a falta de médicos o principal problema que terá de enfrentar. "A falta de médicos de família para todos os utentes vai continuar a existir. A reforma não fabrica médicos", adiantou.
O Entroncamento é, dentro do ACES Serra d´Aire, o segundo Centro de Saúde com maior falta de médicos. Pior, só mesmo Ourém. Segundo as estatísticas oficiais, no nosso concelho, haverá 4462 utentes sem médico de família, 21,5% do total. No entanto, há quem defenda que o número real deverá aproximar-se dos 6 mil.

quarta-feira, abril 01, 2009

SALVATERRA DE MAGOS
REJEITA ENSAIOS COM CULTURAS TRANSGÉNICAS
O Ministério do Ambiente insiste em obter autorização para levar a cabo, em campos do município de Salvaterra de Magos, ensaios para cultivo de espécies de milho geneticamente modificadas, com fins agronómicos. Ora, a Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos já declarou, por unanimidade e nos termos previstos na lei, o município como Zona Livre de Transgénicos, tendo em conta que tais experiências prejudicam a agricultura, a imagem e os interesses do concelho.
É inaceitável que o Ministério do Ambiente persista em criar um campo de ensaios com espécies transgénicas, quando a avaliação europeia do ponto de vista da segurança ambiental ainda está a decorrer.
O Bloco/Salvaterra de Magos alerta todos os agricultores e proprietários de campos agrícolas para os efeitos nefastos de experiências com transgénicos, sem que estejam garantidas, como não estão, todas as condições de biosegurança, bem como para as graves consequências que daí podem resultar, nomeadamente a dos produtos da região passarem a ficar negativamente referenciados nos mercados nacionais e internacionais.
Leia aqui o texto completo do comunicado do Bloco/Salvaterra de Magos...
ORIENTAÇÃO SEXUAL AINDA É DISCRIMINATÓRIA NA UE
Segundo recente um relatório da Agência dos Direitos Fundamentais (FRA), a discriminação, o assédio e a violência contra lésbicas, bissexuais e transgéneros (LGBT) são generalizados e transversais, da escola ao emprego, passando pelos cuidados de saúde.
O director da FRA, Mortem Kjaerum, afirmou que, na UE, "muitos LGBT são objecto de discriminação, terrorismo psicológico e assédio", Há registo de ataques físicos e até de morte de pessoas LGBT em alguns países. Estes são sinais alarmentes numa UE que se orgulha dos princípios de igualdade e de não discriminação.A FRA assinala ainda que a legislação comunitária continua a ter falhas, nestes aspectos: as políticas de não discriminação ainda não cobrem sectores como a habitação, o ensino ou os serviços de saúde.
Este relatório surge no preciso momento em que, mesmo ao pé de nós, no TorreShopping, está em exibição Milk, um filme magnífico sobre a vida e luta de Harvey Milk pelos direitos cívicos. Harvey Milk, neste filme interpretado por Sean Penn, foi o primeiro político norte-americano assumidamente homossexual a ser eleito nos Estados Unidos.