quarta-feira, dezembro 17, 2008

OBRAS DA CAPELA DAS VAGINHAS ESTÃO "SUSPENSAS"
Numa visita ao local, os técnicos municipais detectaram ilegalidades na sua execução. Em consequência, foi levantado um auto e foi ordenada a suspensão dos trabalhos.
Depois da denúncia pública do historiador Luís Batista sobre os atropelos ao património, na recuperação da Capela de S. João Baptista, o assunto foi tratado na última reunião da Câmara Municipal, num ponto específico introduzido pelo BE na ordem de trabalhos.
Aí, o vereador do Bloco de Esquerda, embora concordando com os procedimentos que já haviam sido tomados, defendeu que se deveria ir mais longe. "A obra deverá ser embargada e os seus promotores terão de adoptar os procedimentos legais adequados", afirmou. Dada a sensibilidade da intervenção e o valor patrimonial da Capela --- declarado imóvel de interesse concelhio ---, Carlos Matias sugeriu ainda que os técnicos municipais ajudassem os promotores das obras a definir a intervenção adequada, "por forma a respeitar a traça original e o enorme valor patrimonial do templo".
Apesar de, desde 1995, o PDM declarar a Capela de S. João Baptista como "imóvel de interesse concelhio" tal não terá consequências, pois, até agora, nenhum dos imóveis nessas circunstâncias, na nossa cidade (e são vários!) foi ainda registado. Assim se tem tratado o escasso património histórico do nosso concelho.

Sem comentários: