quarta-feira, dezembro 10, 2008

O BLOCO INSCREVEU O ASSUNTO NA REUNIÃO DA CÂMARA, SEGUNDA-FEIRA QUE VEM

HISTORIADOR CONTESTA OBRAS
NA CAPELA DE S. JOÃO
- O EDIFÍCIO É “PATRIMÓNIO CLASSIFICADO DE INTERESSE CONCELHIO”
A maneira como estão a ser executadas as obras em curso na Capela das Vaginhas está a ser fortemente contestada pelo historiador Luís Batista, um especialista na nossa História local e, muito em particular, nesta Capela, sobre a qual já escreveu uma monografia. A Câmara Municipal irá analisar o caso.
Luís Batista dirigiu um extenso documento aos partidos com assento nos órgãos autárquicos e uma carta à comunicação social. (Ver texto completo no EOL)
Aí, o historiador, explica que a recuperação do telhado e da fachada não estarão a respeitar a traça original e que se desvirtuou “ o elemento histórico mais importante que o edifício possuía” um testemunho epigráfico do século XVIII, parcialmente amputado. Também o suporte do sino “foi agora modificado, não se sabendo onde se encontrará o suporte original, em pedra do século XVIII”, acrescenta.
Luís Batista acusa ainda o Padre António Vicente, promotor das obras, de “desrespeito pelo nosso património” e de ter mandado as antigas escadas do púlpito “para o quintal da casa vizinha”. Já o próprio púlpito antigo terá ficado “na carpintaria onde foi executado o novo púlpito”, supostamente “mais bonito que o antigo”, acusa ainda.
Luís Batista defende o embargo da obra e a reposição dos elementos desvirtuados durante os trabalhos.

Sem comentários: