Esta sexta-feira, ao fim da manhã, uma luzidia comitiva governamental comandada pelo Ministro da Cultura e integrando a Secretária dos Transportes, virá ao Entroncamento inaugurar a Rotunda de Locomotivas do Museu Ferroviário. Aí passarão a ficar depositadas numerosas locomotivas pertencentes ao valioso acervo do Museu.
Ao fim da tarde de quarta-feira, ainda havia trabalhos no local (foto). Como de costume, até ao cortar da fita, haverá acabamentos em curso...
Após muitas vicissitudes e dificuldades, é assim dado um enorme passo em frente na concretização deste projecto. Foram necessários anos e anos de luta das auatrquias locais e de muita gente, dos mais variados quadrantes e actividades, para vencer o deseinvestimento de sucessivos governos na cultura e no património histórico da ferrovia.
CONTINUARÁ A HAVER MUITO POR FAZER
Continuará, no entanto, a haver muitos investimentos por cumprir, até que o Museu ganhe vida própria e se imponha na vida cultural da região e do País. Se atendermos às queixas recorrentes dos outros museus nacionais --- que chegam a fechar alas, por falta de pessoal ---, desde já poderemos antever as dificuldades que ainda há por diante.
Registamos com alegria a inauguração da "redonda", que tanto diz à memória dos ferroviários (sobretudo a estes) --- mas preparemo-nos para continuar a exigir o financiamento do Museu Ferroviário. Se os seus defensores o não fizerem, bem podemos preparar-nos para deixar amarelecer as fotos da inauguração de sexta-feira, até que um outro ministro volte ao Entroncamento, de tesoura em riste, para cortar outra fita.
1 comentário:
Não será o mais importante, dir-me-ão, mas, por uma questão de respeito à tradição oral, penso que o nome de "Redonda" deve surgir sempre associado à designação técnica formal e oficial de "Rotunda" como muito bem explica Carlos Matias na mensagem original.
Enviar um comentário