terça-feira, dezembro 22, 2009

"PRENDA DE NATAL" DO PSD:
CÂMARA AUMENTA A ÁGUA EM 20%
Não tardou a primeira consequência da adesão do nosso concelho à empresa Águas do Centro. A Câmara acaba de aprovar, com os votos exclusivos do PSD, um aumento brutal de 20% nos preços de fornecimento da água. Isto depois de, em Abril de 2008, ter aumentado mais de 11%. Ou seja, mais de 30% de aumento do preço da água, em pouco mais de ano e meio!
É certo que foram decididos preços um pouco mais favoráveis para os idosos portadores do cartão B e um pequeno benefício para as famílias de baixos rendimentos. Também foi apresentada a perspectiva da realização de diversos investimentos no sistema de abastecimento de água à população. O vereador do Bloco considerou estas decisões como "
a cenoura com que se pretende atenuar as “dores da paulada” do imediato aumento do preço da água."
A EPAL fornecia-nos a água em alta a 0,47/m3. As Águas do Centro vão aumentá-la agora em 19,15%, para 0,56/m3. E, vai daí, o PSD fez repercutir mecanicamente esse aumento, no fornecimento aos consumidores finais e, ainda por cima, com uma pequena margem adicional.
Carlos Matias votou contra este aumento do preço da água
"porque penaliza demasiado os orçamentos familiares e denota incompreensão sobre as dificuldades de muitas famílias --- mesmo que não estejam numa situação de pobreza extrema."
O vereador blpquista considerou ainda que este aumento "
reflecte totalmente (e com acréscimo) o aumento da aquisição da água em alta, não tendo em conta quaisquer ganhos com um necessário esforço de redução de perdas."

Sem comentários: