segunda-feira, dezembro 28, 2009

ESPANHA RECONHECE
NÃO CUMPRIR CAUDAIS MÍNIMOS DO TEJO
A delegação espanhola à Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção de Albufeira (CADC) e a própria ministra do Ambiente espanhola já reconheceram que Espanha não cumpriu quanto aos volumes de água do Tejo, a passar para Portugal. Estarão em causa, segundo Orlando Borges, vice-presidente daquela Comissão, 200 milhões de metros cúbicos.
A CADC foi criada precisamente para para resolver as situações conflituais relativas ao aproveitamento das águas partilhadas pelos dois países (Portugal e Espanha).
Segundo o Diário de Notícias (DN) de hoje, depois de Espanha ter reconhecido a situação, ficou "de ser ajustado o momento mais conveniente para as duas partes, para a reposição do volume de água em falta".
Ainda segundo o DN, a ministra do Ambiente espanhola "têm assegurado não existir, nem estar a ser estudada, uma decisão por parte do Governo de Espanha sobre a construção de um novo transvaze entre os rios Tejo e o Segura". No entanto, diversos ambientalistas espanhóis têm vindo a denunciar contactos ao mais alto nível entre os dois governos, para a criação de novos transvases entre o Tejo e a bacia do Guadiana, agravando ainda mais os défices no curso do Tejo.

Sem comentários: