OS PRÓXIMOS ANOS SERÃO DE CATÁSTROFE SOCIAL
A previsão é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e considera que, em 2010, o desemprego subirá em Portugal para os níveis mais altos desde 1983, o primeiro ano em que há registos. Segundo a OCDE, o desmprego poderá passar de 7,6% em 2008, para 8,5% em 2009 e 8,8% em 2010.
O número total de desempregados deverá ser, neste último ano, cerca de 500 mil, mais 50 mil no próximo ano e 20 mil em 2010. Estes são os números oficiais; os números reais serão ainda maiores.
O desemprego resultará, segundo a OCDE, da baixa taxa de crescimento da economia, claramente abaixo de 1%, com destaque para a contracção de 0,2% em 2009. Os sectores mais afectados deverão ser o da construção civil e, em especial, o do sector automóvel.
Se tivermos em conta que os números pecam por defeito, não considerando inúmeras situações de desemprego efectivo, e que menos de metade dos desempregados recebe subsídio de desemprego, atingimos a efectiva dimensão da catástrofe social que se abate sobre os trabalhadores portugueses.
Sem comentários:
Enviar um comentário