sexta-feira, outubro 03, 2008

CRIANÇAS DA PRÉ-PRIMÁRIA CUJOS PAIS NÃO TRABALHAM SÃO EXCLUÍDAS DO APOIO ESCOLAR
A Câmara aprovou e a Assembleia Municipal também já ratificou o novo Regulamento de Apoio às famílias com crianças na rede pública do ensino pré-escolar. O município irá proporcionar às crianças um conjunto de apoios, como um serviço de refeição e diversas actividades, em prolongamento de horário e nas pausas lectivas. A ideia é apoiar as crianças cujos pais estão a trabalhar.
Tal não deveria obrigar à excusão de todas as outras, que também poderiam beneficiar de actividades de enriquecimento, se os pais assim o entendessem. Mas é mesmo isso que irá acontecer: se os pais não trabalharem, os miúdos já não terão direito à refeição, nem a actividades de enriquecimento escolar. Se, por exemplo, um casal com filhos ficar subitamente desempregado, além de ficarem privados de salário, a Câmara ainda lhes retira o apoio escolar aos filhos em idade pré-escolar.
Isto é injusto. Por isso o Bloco de Esquerda votou contra a proposta PSD de Regulamento na Câmara Municipal (votos favoráveis de PSD e PS) e na Assembleia Municipal (votos favoráveis de PSD, PS e CDU). Por conseguinte, apesar da aberrante disposição, a tal proposta de Regulamento "passou" em ambos os orgão autárquicos.

Sem comentários: