sábado, janeiro 16, 2010

CONTRIBUA PARA A MISSÃO DA AMI NO HAITI
Através do NIB: 0007 001 500 400 000 00672 ou por Multibanco: Entidade 20909 Referência 909 909 909 em Pagamento de Serviços.
Ajude a salvar vidas!
INCÚRIA DA CÂMARA/PSD DEU NISTO:
CINE-TEATRO S. JOÃO ENCERRADO
O sucessivo adiamento das obras de conservação necessárias levou a que as recentes intempéries dessem o golpe de misericórdia na já escassa funcionalidade do Cine-Teatro S. João, obrigando ao seu encerramento. As chuvas intensas provocaram infiltrações graves no telhado, afectando também a instalação eléctrica.
Há muito se vinham revelando necessárias obras urgentes no telhado, pois já chovia dentro das instalações. No entanto, o PSD/Entroncamento preferiu apostar na requalificação das ruas, mais visível em período de eleições. O resultado está à vista: nos próximos meses, nem a pobre agenda cultural do concelho poderá ser cumprida. Na ausência de salas alternativas, também estão bloqueadas diversas actividades promovidas por escolas e associações.
ALEGRE ANUNCIA CANDIDATURA
O anúncio foi feito na sexta-feira, durante jantar com apoiantes em Portimão, onde Alegre afirmou estar disponível para avançar com uma candidatura à Presidência da República.
Em seu discurso Alegre afirmou que a próxima eleição presidencial já está a condicionar a vida política do país, e que é imperioso afirmar o primado da cidadania sobre a lógica dos interesses, dos egoísmos e da indiferença. Para Alegre os dirigentes mais lúcidos do principal partido da oposição já perceberam que é muito difícil encontrar, a curto prazo, um líder capaz de unir o partido e o centro direita.
Ler mais no portal esquerda.net...
TRABALHADORES DA FIAÇÃO E TECIDOS (T. NOVAS)
COM OS POSTOS DE TRABALHO EM RISCO
A fábrica com 150 trabalhadores, a maioria dos quais mulheres, atravessa uma situação muito difícil, encontrando-se neste momento em lay-off, com dois subsidios de natal e um subsidio de ferias em atraso. Em conferência de imprensa, na passada sexta-feira, o Bloco de Esquerda questionou a empresa sobre o que está a fazer para ultrapassar a actual situação.
É preciso saber que estratégia foi elaborada , qual a carteira de encomendas, quais as dificuldades que estão a encontrar, qual é a razão porque retiveram os 50% da verba oriunda da S. Social e destinada unicamente para o pagamento do subsídio de Natal aos trabalhadores.
É grave que, numa empresa com tão grandes dificuldades e cujos salários são muito baixos, em 2008 um administrador ganhou mais de 8 mil euro por mês. Em 2009 recebeu quase 7 mil euros mensais!
Jose Gusmão, o Deputado eleito por Santarém e presente na conferência de imprensa, questionou-se sobre a responsabilidade do Governo nesta matéria. O Governo não respondeu à pergunta fundamental que o Bloco lhe colocou, disse Gusmão: "como está a acompanhar a empresa do ponto de vista da sua viabilidade económica, que diagnostico tem da Companhia de Torres Novas?"
Uma boa politica de recursos humanos teria previsto atempadamente a substituição do tintureiro, um trabalhador altamente especializado, fundamental na cadeia de produção e que precisa de formação e de experiência de anos. Verifica-se hoje que não houve esse cuidado e as consequências poderão ser fatais para a recuperação da empresa.
O Ministério da Economia é responsável neste processo, o Governo não pode ficar alheio desta situação. A Câmara Municipal de Torres Novas ainda não tomou nenhuma iniciativa relativa às ameaças que pairam sobre o sustento de 150 famílias e sobre economia local, num inadmíssivel silêncio ensurdecedor.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

NO ENTRONCAMENTO
DESEMPREGO CRESCEU CERCA DE 27% EM 2009
Em Novembro de 2009, último mês de que são conhecidos os indicadores, havia 705 desempregados do Entroncamento registados oficialmente nos Centros de Emprego.
Mas ainda existiam outros desempregados não incluídos nestes números oficiais de desemprego. São os chamados "inactivos disponíveis" (desempregados que por não terem procurado emprego na semana em que foi feito o inquérito não são considerados nos números oficiais de desemprego, embora estejam efectivamente desempregados), assim como o chamado "Subemprego visível" (desempregados que não encontram emprego, que não têm direito ao subsidio de desemprego que, para sobreviver, fazem pequenos "biscates" e que, por isso, não são incluídos nas estatísticas oficiais). Contando com todos estes trabalhadores, os números reais deverão rondar os 800 desempregados no nosso concelho. Destes, 82 são licenciados e cerca de metade tem menos de 35 anos.
Em Dezembro de 2008 os quadros oficiais indicavam que no Entroncamento haveria 553 desempregados. Portanto, hoje há mais 152 desempregados, o que significa um crescimento no ano de 27%. Se atendermos que em cada desempregado há um drama humano e uma família afectada, temos a dimensão da tragédia social no nosso concelho --- tanto mais que o número dos que recebe subsídio de desemprego costuma ser inferior a 60% do total de desempregados.

segunda-feira, janeiro 04, 2010

ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO
VAI FECHAR DURANTE A NOITE
Durante a noite, o parque de estacionamento subterrâneo da Praça Salgueiro Maia apenas acolhe uma média de 12 viaturas. Demasiado poucas para justificar um vigilante nocturno, encargo na ordem dos 2500 euros mensais. Daí a Câmara ter decidido passar a encerrar o parque entre as 22 e as 6h, embora estes limites ainda possam vir a ter um pequeno ajustamento. Para que o novo horário entre em vigor terá ainda de ser assegurado o fecho do acesso automóvel, com portões.
O vereador do Bloco de Esquerda, Carlos Matias, concordou com a proposta, mas alertou para a necessidade de assegurar o estacionamento em períodos mais dilatados, sempre que ocorram "espectáculos com previsível grande afluência ao Cine-Teatro S. João ou em outros eventos de rua, durante o Verão. Nesses casos, poderia fazer-se a experiência de excepcionalmente, manter o parque aberto até uma hora posterior ao final dos espectáculos, anunciando isso mesmo nos próprios programas e avisando com antecedência a empresa de vigilância."
O vereador bloquista defendeu ainda que "se ainda não existem, terão necessariamente de ser também instalados sistemas de alarmes". Segundo o presidente da Câmara já estará assegurado o acesso a bombeiros e forças de segurança, em caso de emergência e nas horas de encerramento, outra das preocupações levantadas por Carlos Matias.

domingo, janeiro 03, 2010

"A REPUBLICA FALHOU NO ESSENCIAL: DEMOCRATIZAR O PAÍS"
- afirma Fernando Rosas em entrevista a Ana Sá Lopes
A entrevista e um vídeo estão disponíveis no site do jornal I. Aí, o deputado do BE e historiador Fernando Rosas fala sobre a revolução republicana de 5 de Outubro de 1910 e, em particular, sobre o papel nela desempenhado pela Carbonária, "a Maçonaria dos pobres".
Nessa entrevista, quando lhe perguntam quem era o seu republicano favorito, Rosas evoca o seu próprio avô Filipe Mendes. "Tenho uma admiração muito grande por esses homens, sobretudo os que foram coerentes, que lutaram até ao fim pelo ideal republicano."
Uma entrevista a não perder.