quinta-feira, janeiro 07, 2010

NO ENTRONCAMENTO
DESEMPREGO CRESCEU CERCA DE 27% EM 2009
Em Novembro de 2009, último mês de que são conhecidos os indicadores, havia 705 desempregados do Entroncamento registados oficialmente nos Centros de Emprego.
Mas ainda existiam outros desempregados não incluídos nestes números oficiais de desemprego. São os chamados "inactivos disponíveis" (desempregados que por não terem procurado emprego na semana em que foi feito o inquérito não são considerados nos números oficiais de desemprego, embora estejam efectivamente desempregados), assim como o chamado "Subemprego visível" (desempregados que não encontram emprego, que não têm direito ao subsidio de desemprego que, para sobreviver, fazem pequenos "biscates" e que, por isso, não são incluídos nas estatísticas oficiais). Contando com todos estes trabalhadores, os números reais deverão rondar os 800 desempregados no nosso concelho. Destes, 82 são licenciados e cerca de metade tem menos de 35 anos.
Em Dezembro de 2008 os quadros oficiais indicavam que no Entroncamento haveria 553 desempregados. Portanto, hoje há mais 152 desempregados, o que significa um crescimento no ano de 27%. Se atendermos que em cada desempregado há um drama humano e uma família afectada, temos a dimensão da tragédia social no nosso concelho --- tanto mais que o número dos que recebe subsídio de desemprego costuma ser inferior a 60% do total de desempregados.

Sem comentários: