terça-feira, junho 30, 2009

SEXTA-FEIRA HÁ DEBATE

EM DISCUSSÃO "A FERROVIA, HOJE E AMANHÃ"
O debate de sexta-feira que vem é o último de um ciclo de três, dedicados à vida e à luta dos ferroviários. Terá lugar no Salão da Junta de Freguesia de S. João Baptista, sexta-feira, dia 3 de Julho, a partir das 21.15 horas.
Nesta iniciativa, participarão a deputada do BE Helena Pinto, o professor universitário Manuel Tão, o historiador Luís Filipe Lopes e o sindicalista ferroviário e dirigente do BE António Gomes.
Como de costume, a entrada é livre e o debate é aberto.
ULTIMA HORA: em e-mail expedido às 12.50h desta quinta-feira, o prof Manuel Tão informou que, ao contrário do que antes garantira, um impedimento pessoal não lhe permitirá participar neste debate

segunda-feira, junho 29, 2009

NOVA FASE DOS TURE JÁ ESTA QUARTA-FEIRA
A partir desta quarta-feira, novos locais da cidade e arredores passarão a contar com as carreiras dos transportes públicos urbanos (TURE). É o caso das piscinas e do Casal Sentista. Neste caso, a sua Associação de Moradores há muito reivindicava transportes urbanos; a partir de quarta-feira, terão um autocarro de hora a hora.
Recordamos que a criação de uma rede de transportes públicos urbanos já fazia parte do primeiro programa autárquico do Bloco de Esquerda, no Entroncamento, há cerca de 8 anos.
Passarão a circular quatro autocarros, num investimento de cerca de 723 mil euros, comparticipados em 50% pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres.
Os novos percursos e paragens foram amplamente divulgados nas Festas de S. João. No entanto eram desconhecidos na própria Câmara! Ou melhor, era informação até então só conhecida pelos autarcas do PSD, já que os vereadores dos restantes partidos com assento no executivo municipal não foram informados de nada --- apesar do vereador do Bloco já ter pedido explicitamente esses dados.
A entrada ao serviço dos novos autocarros e o alargamento dos percursos tem vindo a ser protelado sem motivos convincentes, para vir a coincidir com a pré-campanha eleitoral para as eleições autárquicas.
JORGE CUSTÓDIO É O NOVO DIRECTOR
DO MUSEU NACIONAL FERROVIÁRIO
Na sua recente tomada de posse, o novo director, possuidor de um valioso currículo na área da museologia, colocou como objectivo central do seu trabalho "afirmar o MNF no contexto da museologia portuguesa e da museologia ferroviária internacional”. Defendeu ainda a ideia de um museu “onde o património possa interagir com a própria população”.
Segundo noticia O Mirante, "do plano de actividades apresentado para o triénio 2010-2013 destaca-se a produção e apresentação do regulamento interno do MNF e dos respectivos núcleos museológicos e ainda a adesão à Rede Portuguesa dos Museus, uma iniciativa que decorrerá da articulação entre o MNF e os serviços técnicos da Fundação." Este plano ambicioso prev~e ainda a " continuidade à construção do Museu, promovendo a ligação entre os espaços actualmente abertos ao público e a Central Eléctrica".
As ideias de Jorge Custódio até poderão ser as melhores. Resta saber se o governo PS, que nos últimos anos tem sub-financiado o Museu está agora disposto a "abrir os cordões à bolsa" e a financiá-las.
AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO:
2000 PROCESSOS PODEM PRESCREVER, JURISTAS PRECÁRIOS AMEAÇADOS
Dois mil processos estão em risco de prescrever na Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) devido à falta de pessoal e à precariedade. Os juristas, que trabalham há mais de seis anos a recibo verde e denunciaram a sua situação, não foram recebidos pelo Ministério do Trabalho e foram ameaçados pelo inspector-geral do Trabalho.
Ler mais e comentar...

terça-feira, junho 23, 2009

O BLOCO VAI PROPOR A ATRIBUIÇÃO DO SEU NOME A UMA RUA DA CIDADE

PADRE CARLOS LEONEL
UM HOMEM AO LADO DOS MAIS FRACOS
Em pleno marcelismo, durante o ano de 1969--- há exactamente 40 anos ---, o falecido Padre Carlos Leonel deu voz aos ferroviários no jornal local, que desde Dezembro de 1968 vinham manifestando colectivamente o seu descontentamento. Com grande coragem e espírito de solidariedade, transcreveu as cartas dos ferroviários ao ministro das Corporações e ao Presidente do Conselho, ouviu as suas queixas e criticou o espírito corporativista dos sindicatos.
Em clima repressivo e com a Igreja colada ao regime, o padre Carlos Leonel fez essa travessia sempre com a mesma coerência editorial, o que lhe custou a suspensão forçada do jornal, em Novembro de 1969 e, a seguir, o seu afastamento da paróquia.
O padre Carlos Leonel havia chegado ao Entroncamento em 13 de Outubro de 1963. No jornal local pertencente à paróquia, O Entroncamento, de 5 de Novembro desse ano, assumiu as funções de administrador e editor e dirigiu palavras de fraternidade a todos os entroncamentenses, católicos ou não:
Coincidira a sua vinda para o Entroncamento com os trabalhos do Concílio Vaticano II, que marcaram a sua acção como pessoa e como pároco preocupado com o amor ao próximo, a justiça social, o emprego e as questões laborais.
O seu exemplo de homem íntegro e corajoso, que se colocou ao lado dos mais fracos em circunstâncias muito difíceis, marcou a vida e a memória de muitos dos nossos concidadãos.
Hoje, quarenta anos depois, Bloco de Esquerda evoca respeitosamente a memória do Padre Carlos Leonel. Seria mais do que justa a atribuição do seu nome a uma rua da nossa cidade e o Bloco de Esquerda irá propô-lo, para que se perpetue entre
nós o seu nome e o seu exemplo.

quarta-feira, junho 17, 2009

QUADRO DE PESSOAL DO MUNICÍPIO
ALARGADO MAIS UMA VEZ
Escassos meses sobre o anterior alargamento, o quadro irá agora comportar mais dois técnicos superiores. Um para os Recursos Humanos, outro para a Escola de Trânsito.

Na reunião do executivo, o Bloco absteve-se na votação da proposta de alargamento do quadro de pessoal. PSD e PS votaram favoravelmente.
"No caso do lugar para os Recursos Humanos, disse o vereador do Bloco, o perfil do técnico a admitir para o lugar é bem definido e aceitamos como bom o reforço dessa área da gestão."
No entanto, Carlos Matias (na foto) apresentou as reservas do Bloco de Esquerda quanto ao outro lugar a criar. "Para o técnico superior para a Escola de Segurança e Educação Rodoviária, não é apresentado qualquer perfil definido, pois dizer que se pretende alguém com as competências “entendidas como adequadas” é, de facto, não dizer nada. Concretamente, quais são essas competências? Não é dito. Quem é que vai definir a adequação das competências dos concorrentes? Também não é esclarecido. Trata-se, neste ponto, de uma proposta vazia de conteúdo, de uma espécie de “cheque em branco” que possibilita tudo".
Além disso --- acrescentou Carlos Matias ---, "estranhamos que, tendo sido alterado o quadro de pessoal há pouco tempo, apareça agora nova proposta de alteração. Tudo evidencia improviso e “gestão à vista” no que se refere à admissão de pessoal, uma matéria estratégica e que compromete mandatos futuros."

VEM AÍ O "LIBERDADE 2009"

JOVENS DO BLOCO
PROMOVEM ACAMPAMENTO DE VERÃO
Contra o cinzentismo das vidas usurpadas, reclamamos o direito à liberdade, à vida, à imaginação. Festejamos a revolta contra todas as opressões. Conversamos, debatemos e ensaiamos a construção de um mundo mais justo, mais igualitário, mais nosso. Num espaço onde impera a auto-gestão, a democracia e a solidariedade, criamos formas de activismo contra as opressões e discriminações que sofremos diariamente. De 17 a 21 de Julho, a revolta não tira férias e conta contigo. O encontro é no Parque de Campismo das 3 Entradas, em Oliveira do Hospital.
A inscrição no LIBERDADE2009 inclui a utilização do parque, o transporte organizado no primeiro e ultimo dias e a alimentação durante todo o acampamento. Para mais informações, contacta
liberdade@bloco.org

terça-feira, junho 16, 2009

BLOCO DE ESQUERDA QUER INCENTIVOS
AO USO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Nas últimas grandes manifestações promovidas pela CGTP, com cem e duzentas mil pessoas, o transporte teve de ser feito em autocarros, porque a CP não respondeu à procura por parte das estruturas sindicais, ou apresentou propostas incomportáveis.
Ora, a ferrovia é o transporte mais ecológico e deve ser incentivada a sua utilização, não se aceitando a atitude desinteressada da operadora ferroviária incumbente, uma empresa do Estado.
A deputada Helena Pinto (BE) já perguntou ao governo o que é que este pensa fazer para levar a CP a promover a utilização do transporte ferroviário, incentivando "os sindicatos a fretar comboios, em vez de autocarros para a deslocação de manifestantes".

quarta-feira, junho 10, 2009

É JÁ NESTE SÁBADO!

DEBATE "SER FERROVIÁRIO, NO ENTRONCAMENTO"
No próximo sábado, dia 13 de Junho, às 17 horas, o Bloco de Esquerda promove um debate -- a não perder! -- subordinado ao tema “Ser ferroviário, no Entroncamento”.
Esta iniciativa terá lugar no auditório do Centro Cultural do Entroncamento com entrada pela porta lateral, lado nascente. Participarão a Professora Manuela Poitout, José Pereira da Cunha (antigo Presidente da Câmara), Firmino Constantino, António Gameiro e muitos outros ferroviários.
A iniciativa será moderada pela jornalista Ana Geraldes. Contará com um apontamento musical por Francisco Fanhais (na foto) e será projectado um diaporama realizado por Reinaldo Amarante.

ELEIÇÕES EUROPEIAS

NO ENTRONCAMENTO
O BLOCO ULTRAPASSOU OS 20% DE VOTAÇÃO
Ao ficar pelos 26,58% dos votos, o PS e a sua política neo-liberal foram fortemente castigados nas eleições europeias do último domingo, tendo o PSD, com 31,68%, recolhido a maioria dos votos do eleitorado.
Como foi amplamente divulgado, o Bloco de Esquerda foi um dos vencedores destas eleições, triplicando a sua representação no Parlamento europeu, ao passar de um para três deputados eleitos: Miguel Portas, Marisa Matias e Rui Tavares. Em percentagem, no País, o Bloco atigiu os 10,7% e constituiu-se como a terceira força no leque partidário, ultrapassando a CDU.
A
UMA VOTAÇÃO EXCEPCIONAL
No Entroncamento o Bloco recolheu 1385 votos, a maior votação de sempre em termos absolutos e em percentagem: 20,12%. Também no nosso concelho, o PSD recolheu 1595 votos (23,18%) e o PS 1594 votos (23,16%). A votação concelhia do Bloco no Entroncamento foi a maior, em percentagem, a nível nacional, facto refenciado em vários orgãos da imprensa nacional.
No distrito de Santarém o Bloco teve 18973 votos, 12, 17%. No distrito O BE é 3º partido em 9 concelhos e 4º nos restantes.
Recordamos que o BE em 2004, nas anteriores eleições europeias, havia tido 4,48% - 6 603 votos, no distrito de Santarém. Em 2005 (nas legislativas) teve 6,5% - 16
592 votos.

quarta-feira, junho 03, 2009

TRABALHADORES DA JOÃO SALVADOR EM GREVE
Os trabalhadores da empresa de construção civil de Tomar entrarão em greve hoje, à meia-noite, em protesto pelo atraso de três meses no pagamento dos salários.
O Sindicato dos Transportes, Metalúrgicos, Construção Civil e Cerâmicos, citado na página on-line do semanário O Mirante, diz que “esta ilegalidade está a criar enormes dificuldades aos trabalhadores e seus agregados familiares” e acrescenta que “as responsabilidades desta situação ilegal e desumana não se esgota nas responsabilidades da gerência João Salvador”, recordando as dívidas “de valores enormes” que algumas autarquias têm com a empresa.
CLUBES E ASSOCIAÇÕES CONTINUARÃO A PAGAR ALUGUER DAS TASQUINHAS, NAS FESTAS DA CIDADE
O vereador do Bloco de Esquerda pronunciou-se pela cedência gratuita dos pavilhões das tasquinhas, na última reunião da Câmara Municipal. Segundo o regulamento aí aprovado com os votos favoráveis do PSD, este ano clubes e associações voltarão a pagar pelas tasquinhas. Terão de entrar com cem dos 240 euros que custa o aluguer. A Câmara subsidiará os 140 euros restantes.
Carlos Matias defndeu a gratuidade da cedência, "atendendo ao enorme sacrifício que clubes e associações já fazem para participar na festa." Na sua intervenção, o vereador do Bloco recordou já haver "associações que não participam, por não poderem suportar esse enorme esforço (até físico) por parte dos seus dirigentes e associados. As pessoas trabalham, têm vidas difíceis e pesadas, com muitas exigências e o individualismo é estimulado", acentuou, pelo que deveria ser dado "esse pequeno apoio ao movimento associativo."
Carlos Matias sublinhou ainda que a cedência gratuita dos pavilhões apenas significaria cerca de " 2,5% dos 79000 eros que se irão pagar aos artistas, em cachets", ou seja, "uma insignificância, relativamente ao total do orçamento das festas. "

CMG - TORRES NOVAS

TRABALHADORES AINDA NÃO TERÃO RECEBIDO O SUBSÍDIO DE NATAL
A CMG, empresa cerâmica da zona industrial de Torres Novas em que laboram cerca de 150 trabalhadores, ainda não terá pago o subsídio de Natal de 2008. A informação foi dada por alguns trabalhadores à porta da fábrica, mas impossível de ser confirmada.
Com efeito, a administração da empresa, além de negar sistematicamente a entrada nas instalações fabris ao Sindicato do sector da cerâmica, também não respondeu ao pedido de uma visita à fábrica por parte de uma delegação do Bloco de Esquerda. De resto, são reiteradas as queixas sobre a existência de um clima de intimidação sobre os trabalhadores