OS FERROVIÁRIOS E AS SUAS LUTAS
SÃO TEMA DE EXPOSIÇÃO
Numa iniciativa do Bloco de Esquerda, foi inaugurada no passado domingo, na Galeria Municipal do Entroncamento, a Exposição “Os Ferroviários. História, lutas, futuro”. Esta exposição manter-se-á patente ao público até ao próximo dia 23 do corrente, e poderá ser visitada todos os dias, entre as quinze e as dezanove horas.
Na sessão de inauguração esteve presente o historiador e deputado do Bloco de Esquerda Fernando Rosas. Na presença do numeroso público, proferiu uma breve alocução de apresentação. Fernando Rosas relevou o valioso património de trabalho, saberes e lutas dos ferroviários, como construtores de um serviço público ferroviário essencial ao país. "Há que honrar a memória e a vida desses ferroviários", acrescentou, apelando à defesa do serviço público ferroviário.
A exposição consta de nove painéis, nos quais, através de textos e imagens cedidas por numerosas pessoas e entidades, é contada a história das lutas ferroviárias desde os primórdios da ferrovia até ao presente.
Em simultâneo com a exposição, decorre também um ciclo de colóquios sobre a luta dos ferroviários ao longo dos tempos. O primeiro debate teve lugar logo a seguir à inauguração da exposição, no Centro Cultural, e sob o lema "Mais de um século de lutas". Perante uma assistência interessada (parcialmente na foto), a jornalista Ana Geraldes analisou "A imprensa operária e sindicalista", Henrique Leal falou sobre "O Estado Novo e a ‘família ferroviária" e, finalmente, o investigador, Miguel Pérez debruçou-se sobre "Os ferroviários e a Revolução."
Notícia de O Mirante...
segunda-feira, maio 11, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário